Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DAS INICIATIVAS SOCIOAMBIENTAIS NA LEGITIMIDADE DAS DIVULGAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Jucelia Appio Frizon
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE - Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Responsável pela submissão
2 - Teresa Cristina Pereira Eugénio
- Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Leiria

Reumo

A literatura que trata da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) vem sendo discutida há quase 70 anos e atraindo o interesse de pesquisadores ao longo do tempo. Em economias emergentes, um dos desafios atuais é a formação educacional dos gestores para lidar com questões relacionadas à RSC. Os estudantes, em especial da área de ciências sociais, são o futuro da sociedade e das empresas, por isso a compreensão de suas expectativas é fundamental. Mais do que isso, serão responsáveis por gerir e comunicar o que as empresas estão fazendo em prol da sustentabilidade corporativa.
Motivados pela teoria da legitimidade, particularmente em Suchman (1995), a teoria dos stakeholders em Freeman (1984), e da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) em Elkington (1998) busca-se analisa se as expectativas de estudantes de graduação (Licenciatura e Bacharelado) na área de negócios (Administração, Gestão e Contabilidade) em relação as iniciativas de RSC impactam na legitimidade das divulgações de sustentabilidade corporativa, tanto no Brasil como em Portugal. Essa abordagem nos leva a crer que a legitimidade que os stakeholders vêm assumindo é um dos pilares da RSC.
A teoria da legitimidade estabeleceu-se como uma das mais importantes teorias organizacionais e gerenciais (Velte, 2021). Traz “a percepção ou pressuposição generalizada de que as ações de uma entidade são desejáveis ou apropriadas dentro de algum sistema socialmente construído de normas, valores, crenças e definições” (Suchman, 1995, p. 574). Sua importância deriva da premissa de que as empresas, enquanto parte do sistema social, precisam mais do que recursos técnicos e informação do ambiente, elas necessitam de aceitação e credibilidade (Scott, 1995).
Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa foi realizado uma pesquisa do tipo survey com abordagem quantitativa. O questionário estruturado foi adaptado de Rampasso et al. (2019). O processo de validação do conteúdo do questionário original em inglês foi realizado pelo processo de tradução reversa. Para a fase de coleta de dados, a estratégia de seleção amostral foi a não probabilística por conveniência via Google Forms. A pesquisa foi finalizada com 370 respondentes do Brasil e 154 de Portugal. Para testar as hipóteses, utilizou-se da regressão linear múltipla.
A análise de regressão linear múltipla permite-nos apreciar que, quando analisado a amostra do Brasil, o coeficiente de explicação R² foi de 54.70%, revelando que o construto legitimidade das divulgações de sustentabilidade corporativa (LegDSC) é explicado pelos construtos: Clientes, Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços (CPS), seguido de Suporte para as Comunidades Locais (SCL) e Aspectos Ambientais (AAM). No modelo 2, com a amostra de Portugal, obteve um coeficiente de explicação (R²) de 50.50%, sendo, portanto, LegDSC explicado pelos construtos: CPS e SCL.
As evidências apresentadas neste artigo sugerem que, o ganho de legitimidade das divulgações de sustentabilidade corporativa, com iniciativas socioambientais, em vez de financeiras, pode ser a principal motivação por trás dos investimentos em atividades de RSC, sugerindo possíveis caminhos para as práticas organizacionais
Elkington, J. (1998). Partnerships from cannibals with forks: The triple bottom line of 21st-century business. Environmental Quality Management, 8(1), 37–51. Freeman, R. E. (1984). Strategic Management: A Stakeholder Approach. Cambridge University Press. Scott, W. R. (1995). Institutions and Organizations. Thousand Oaks, Sage. Suchman, M. C. (1995). Managing Legitimacy: Strategic and Institutional Approaches. Academy of Management Review, 20(3), 571–610. Velte, P. (2021). Meta-analyses on Corporate Social Responsibility (CSR): a literature review. In Management Review Quarterly. SIP