Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM BIOMAS FLORESTAIS E AS LIÇÕES DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Mouana do Socorro Sioufi Fonseca
-
2 - Rodrigo Ladeira
- Escola de Administração
3 - JORGE EMANUEL REIS CAJAZEIRA
- FGV/EAESP
4 - Maria Teresa Grimaldi Larocca
- Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração Responsável pela submissão

Reumo

A Bahia foi o estado brasileiro que mais desmatou florestas de Mata Atlântica no período entre 2015 e 2016. Segundo o último relatório Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgado em 2017, foram desmatados em terras baianas 12.288 hectares do bioma entre 2015 e 2016, quase o triplo do número reportado no período anterior, que indicou quase quatro mil hectares devastados. É preciso reconhecer que as parcelas mais vulneráveis das populações rurais são fortemente dependentes da pecuária, uma das atividades que mais impactam e causam o desmatamento.
O objetivo foi efetuar uma análise e diagnóstico territorial voltado para a gestão do ISP, considerando os interesses entre empresas e atores sociais locais, legitimando o atendimento às necessidades do território, em nos impactos sobre a devastação florestal. Paralelo a isso, verificar entre os casos estudados se há consciência da necessidade de campanhas de Marketing Social junto às populações envolvidas. Escolhemos uma organização com atuação na Região Amazônica e outra na Região da Mata Atlântica, escolha baseada na inserção das atividades em ambientes com ecossistemas ameaçados.
É fato que o aumento do IDH leva a uma melhoria da qualidade de vida e da possível consciência socioambiental, com a ajuda de campanhas de Marketing Social. Outrossim, o desmatamento e a poluição levam a piores índices de IDH. Há indícios de que os parceiros sociais são mais considerados para executar iniciativas com foco nas prioridades dos investidores sociais (empresas privadas) do que em suas próprias necessidades. Em ambos os territórios estudados imperam a informalidade dos negócios quer seja dos pequenos artesãos, na Bahia, quer seja dos pequenos produtores rurais, no Pará.
Tendo como abordagem o estudo de casos múltiplos, duas corporações foram estudadas: a BRACELL, empresa de reflorestamento para produção de celulose com impacto em 31 municípios e 300 comunidades, situada no Litoral e Agreste baianos; e a VALE, uma mineradora com atuação no Pará, onde está a maior planície mineral do mundo. Os casos foram selecionados por estarem em territórios completamente distintos e possuírem impacto significante na transformação do território onde estão localizados. A coleta de dados se deu por meio da observação direta, análise documental e entrevistas semiestruturadas.
A Bracell Bahia implementou uma Política de Responsabilidade Social e Ambiental com quatro pilares: educação, empreendedorismo, agronegócio e diálogo permanente. Hoje, a empresa vive outro cenário: são 26 programas e projetos socioambientais, alcançando 65 mil pessoas nas 300 comunidades vizinhas nos municípios onde atua. A VALE, após ter sido eleita como a pior empresa do mundo no que se refere a direitos humanos e meio ambiente, mudou o seu comportamento socioambiental. Em Canaã dos Carajás há 4.288 famílias beneficiadas diretamente, com investimento de R$4,2 milhões.
As empresas estudadas vêm realizando aportes de recursos, planejando programas e projetos para atender a demandas do território. Foi possível analisar com base nos dados do IDH Municipal que as ações socioambientais da VALE e da BRACELL em seus territórios possuem impacto positivo no aumento da qualidade de vida da sociedade no entorno, colaborando com a pressão ambiental sobre o desmatamento e a caça predatória. O Marketing Social estruturado é necessário para demonstrar os perigos do desmatamento e o contato indesejado com espécimes da fauna local, prevenindo eventuais novas pandemias.
FISCHER, T. Gesta?o do desenvolvimento e poderes locais. Salvador: Casa da Qualidade. 2002. LADEIRA, R.; MELLO, R. C.; LAROCCA, M. T. G. An Approach to Understand Social Marketing Unexplored Potential. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 5, p. 140-152. 2017. OPREA, S. G.; CORDOS, R. C. Social Marketing and Corporate Social Responsibility: Two Concepts Related to Sustainable Development. Revista de Management & Inginerie Economica, v.13, n. 2, p. 207, 2014.