Resumo

Título do Artigo

PANORAMA INTERNACIONAL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Luma Michelly Soares Rodrigues Macri
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UACC Responsável pela submissão
2 - ERIVALDO MOREIRA BARBOSA
- Università degli Studi di Messina, UNIME, Itália.
3 - MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
- UACC

Reumo

A pesquisa sobre a gestão dos resíduos no Brasil e no mundo são evidenciadas pela necessidade de se conhecer o atual panorama da geração de resíduos e a forma como esta geração deve ser avaliada. Edjabou et al. (2015) defendem que para o planejamento e avaliação ambiental da gestão de resíduos, bem como a recuperação de recursos são necessários dados precisos e confiáveis sobre as características e a composição dos resíduos para o desenvolvimento de um sistema e a melhora de tecnologias.
O presente estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: qual o panorama da produção científica internacional sobre a Gestão de resíduos sólidos? Além disso, tem como objetivo analisar a produção científica internacional sobre Gestão de resíduos sólidos, buscando a compreensão das principais características das publicações científicas, como os principais clusters de coautoria entre autores, países e organizações, assim como os termos em evidência nas publicações sobre a temática, com a geração de redes bibliométricas por meio do software VOSviewer.
A Gestão de resíduos sólidos e a Política Nacional de resíduos sólidos A política nacional de resíduos sólidos, instituída pela Lei de nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto n. 7.404, de 23 de dezembro de 2010, aparece como uma importante ferramenta para o avanço do Brasil em termos de desenvolvimento sustentável, tendo em vista que busca responsabilizar aqueles que geram os resíduos, desde as empresas até os cidadãos, no sentido de contribuir com um manejo e descarte adequado destes, com destaque para a reciclagem e reutilização.
Esta pesquisa utilizou técnicas avaliativas – em que foram observadas medidas de produtividade e métricas de impacto – e relacionais, através de construção de mapas e redes de coautoria e ocorrência. Ainda por proporcionar uma perspectiva geral sobre o objeto em estudo (do tipo aproximativo) e por procurar descrever as características deste mesmo objeto, a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva (GIL, 2008).
A partir das análises realizadas, foi possível identificar que as primeiras publicações realizadas sobre a temática foram realizadas no ano de 1997, sendo acelerada a partir de 2010 e atingindo o maior número em 2020. A área de Ciências ambientais foi a que mais se destacou dentro das publicações encontradas, seguida da Engenharia ambiental com 498 publicações. O autor que merece destaque pela sua importância e abrangência dentre deste tema é Huang GH e o país que mais publicou foi a China, que atingiu um percentual de 17% do total de trabalhos publicados, seguidos dos Estados Unidos.
De forma geral, percebe-se que a temática está em desenvolvimento, atingindo um crescimento de interesse, além de definir claramente os campos e áreas que indicam o direcionamento para novas pesquisas, assim como novas lacunas para serem trabalhadas dentro da temática de gestão de resíduos sólidos.
Brasil. (2010, 3 de agosto). Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, seção 1, p. 3. VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. Citation-based clustering of publications using CitNetExplorer and VOSviewer. Scientometrics, v.111, p.1053-1070, 2017. doi: https://doi.org/10.1007/s11192-017-2300-7.