Resumo

Título do Artigo

Faça o eu digo, não faça o que eu faço! Consciência Ecológica: Um estudo sobre a perspectiva dos hábitos dos brasileiros
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rossana Parizotto Ribeiro
- Escola de Negócios - Unisinos Responsável pela submissão
2 - Ana Lígia Gil Espuny
- Escola de Negócios - Administração
3 - Marcelo Pereira Aimi
Escola de Gestão e Negócios - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - DESIGN

Reumo

A preocupação ambiental é um tema contínuo e relevante para todos, o problema ecológico assumiu uma presença marcante na vida diária das pessoas, surgindo a consciência ecológica de todos. Ribeiro e Veiga (2011), indicam a existência de quatro dimensões que definem o construto consumo consciente. São elas: consciência ecológica, economia de recursos, frugalidade e reciclagem. A partir destas dimensões, é possível identificar também como se relacionam entre si e seus impactos sobre o valor percebido em produtos ecologicamente corretos (RIBEIRO, VEIGA, 2011).
Esta pesquisa objetiva analisar a consciência ecológica dos brasileiros em relação à economia de recursos, reciclagem e frugalidade. As Hipóteses deste estudo são: H1 - A Consciência Ecológica está relacionada positivamente com a Economia de Recursos; H2 - A Consciência Ecológica está relacionada positivamente com a Reciclagem; e H3 - A Consciência Ecológica está relacionada positivamente com a Frugalidade.
A consciência ecológica são fatores psicológicos determinantes na propensão individual ao comportamento pró-ambiental e ao conhecimento do impacto do comportamento humano no meio ambiente, componente baseado no conhecimento (CHIERRITO-ARRUDA et al., 2018; DHANDRA, 2019). O interesse em estabelecer a relação entre perspectiva de tempo, comportamentos de economia de recursos, frugais e hábitos de reciclagem, que refletem em atitudes pró-socioambientais, está ligado à ideia de que os problemas ambientais são o produto de conflitos temporais entre benefícios de curto e longo prazo (ALBERT, 2019).
A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio da Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla. O Estudo contou com 195 respondentes de diversos estados. Utilizou-se um questionário com escala likert de 5 pontos, sendo dividido em quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e frugalidade.
Os respondentes desta pesquisa em sua maioria são da geração X, à distribuição de gênero, 63,1% se identificam como sexo feminino e 36,9% do sexo masculino. Os resultados encontrados demonstram que a Consciência Ecológica não está relacionada com a Economia de Recursos, desta forma não existe significância na H1. A H2 foi confirmada a Consciência Ecológica está relacionada diretamente e positivamente com a comportamento voltado a reciclagem. H3 demostra que Consciência Ecológica não está relacionada com a Frugalidade, comprovando a H3 não está positivamente adequada.
Neste estudo a Consciência Ecológica não está relacionada com a Economia de Recursos, demonstrando que os respondentes têm consciência nessa temática, porém suas atitudes em relação a economia de recursos não estão de acordo com a consciência apontada no estudo, portanto a H1 corrobora com os estudos de Ribeiro e Veiga (2011). H2 foi confirmada, demonstra que a Consciência Ecológica prediz as atitudes relacionadas à Reciclagem. H3 demostra que a Consciência Ecológica não prediz a Frugalidade.
ALBERT, M. Sustainable frugal innovation: The connection between frugal innovation and sustainability. JCP, (237), 2019. CHIERRITO-ARRUDA, E; A. L. M. ROSA; E. A. de S. P.; R. da S. MACUCH; R. GROSSI-MILANI. Comportamento pró-ambiental e reciclagem: revisão de literatura e apontamentos para as políticas públicas. A&, 21, 2018. DHANDRA, Achieving triple dividend through mindfulness: More sustainable consumption, less unsustainable consumption and more life satisfaction. E.E, (161), 83-90, 2019. RIBEIRO, J.; VEIGA, R. T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. RAUSP, 46, 1, 2011.