Resumo

Título do Artigo

Negócios Sociais: que negócio é esse?
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Mara Solange da Silva Amaral
Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Campus Conceição - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Vilma Aparecida Caseiro
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU - Liberdade Responsável pela submissão
3 - Angelina Maria de Oliveira Licorio
- Universidade Municipal de São Caetano do Sul
4 - Celso Machado Junior
- Vergueiro

Reumo

O desequilíbrio provocado pelo sistema econômico vigente tem evidenciado e mobilizado empresas, governos e sociedade civil a buscar caminhos e respostas para questões altamente complexas, envolve particularmente a pobreza, a exclusão e a desigualdade social, o desgaste excessivo e o esgotamento dos recursos naturais dentre outros. (WANG; HAN, 2021). A proposição para estes novos empreendimentos é que incorporem inovações sociais e ambientais, e não exclusivamente as econômicas, se é que isso é possível, como afirma Kanter (1999).
Espera-se encontrar no Negócios Sociais, integração consistente e robusta entre objetivos sociais e/ou ambientais e econômicos, assim, caracteriza-se como problema norteador desta pesquisa, compreender como a produção acadêmica sobre Negócios Sociais tem contribuído para a consolidação de um conceito balanceado do binômio social e econômico. Objetivo geral: identificar a construção dos significados de Negócios Sociais nos estudos relacionados ao tema.
O crescimento de organizações e empreendimentos sociais, ocorrido notadamente nas últimas quatro décadas, tem se constituído como um dos pilares do desenvolvimento sustentável (MASCARENHAS; BARBOSA, 2019). Revisitar as origens dos NS colabora para a compreensão do mosaico de influências e variações semânticas sobre sua constituição. Alinhar o desenvolvimento de negócios que combinem objetivos de sustentabilidade financeira e social (TEODOSIO; COMINI, 2012).
A pesquisa trata de um estudo bibliográfico com caráter exploratório, como afirma Gil (2008), por ter como finalidade esclarecer conceitos e ideias, envolvendo um levantamento de determinado assunto, delimitando fronteiras que possibilitem investigações mais sistematizadas. A fim de se cumprir esse propósito, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a partir de pesquisa bibliográfica de estudos estabelecendo um mapeamento da produção acadêmica nacional e internacional dos últimos cinco anos (Janeiro de 2015 a Dezembro de 2020) sobre Negócios Sociais.
Encontra-se na produção do período em estudo, maior influência dos autores americanos Billis (2010), Grassl (2012) e Trexler (2008).Frente aos temas destacados na categoria Negócios Sociais, é possível organizar três áreas: a) NS e Propósito para os artigos que apontam o tema fim do NS, como água e da reciclagem b) NS e Gestão para os artigos que tratam de temas direcionados à gestão e aprimoramento dos próprios NS, como orientação estratégica, framework (canvas) e formação de crenças em negócios de turismo social e, c) NS e Outros para empreendimentos jornalísticos.
Os estudos que tratam de NS centram-se nos temas relacionados a sustentabilidade com abordagem nos aspectos sociais e, não apresentaram a efetividade do binômio social e econômico. Neste levantamento, o aspecto ambiental se apresentou depreciado, pois não se identificaram estudos pautados no binômio socioambiental. Frente aos dados encontrados é possível afirmar que os conceitos de negócios sociais, se apoiam em temáticas da própria área, como gestão, inovação, modelo de negócio e impacto, apresentando modestas interfaces com os aspectos econômicos e ambientais.
BARKI, E.; TORRES, H. Por uma classificação dos negócios com impacto social. In VII Encontro nacional de pesquisadores em gestão social. Belém, maio 2013. MASCARENHAS, A. O.; BARBOSA, A. C. Q. Gestão de recursos humanos sustentável e responsabilidade socioambiental: uma agenda para debates. Revista de Administração de Empresas, v. 59, n. 5, p.353-364, 2019. TEODÓSIO, A. D. S. S.; COMINI, G. Inclusive business and poverty: prospects in the Brazilian context. RAUSP Management Journal, v. 47, n. 3, p. 410-421, 2012. KANTER, R. M. From spare change to real change. H.B.R.v. 77 n 3 ,p.22–132, 1999.