Resumo

Título do Artigo

A COMUNICAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DOS FUNCIONÁRIOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Débora Sabriane de Almeida Franco
Universidade FEEVALE - Universidade FEEVALE
2 - Cristiane Froehlich
Universidade FEEVALE - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão

Reumo

A sustentabilidade empresarial em contribuição com o desenvolvimento sustentável do país, visa o equilíbrio dos recursos, naturais, econômicos e sociais. Neste contexto algumas empresas aderiram a responsabilidade social, adotando ações, estabelecendo políticas e divulgando relatórios. A responsabilidade social representa uma forma estratégica de trabalho, com envolvimento e comprometimento duradouros, não apenas com ações pontuais, do tipo filantropia, agregando a isso a responsabilidade social universitária que contribui com está estratégia através dos compromissos educacionais e sociais.
De que forma a responsabilidade social é comunicada por uma Instituição de Ensino Superior e qual o ponto de vista dos funcionários técnicos administrativos sobre esta ação? O objetivo geral consiste em verificar o ponto de vista dos funcionários técnicos administrativos sobre a comunicação da responsabilidade social de uma Instituição de Ensino Superior, situada no Vale do Sinos, Rio Grande do Sul.
As instituições de ensino superior são grandes responsáveis pela sociedade, pois formam profissionais e líderes, aos quais são responsáveis pelos reflexos econômicos, sociais e políticos (MESQUITA et al., 2020). Neste sentido, Ribeiro e Magalhães (2014), corroboram que a universidade tem o dever de cumprir uma missão que ultrapasse a tradicionalidade, o que se espera da universidade além da formação profissional, é uma educação que prepare para exercer a cidadania em total plenitude.
A pesquisa classifica-se em descritiva, estudo de caso qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os seguintes setores da universidade: Proppex e marketing, também pela aplicação de questionários ao quadro técnico administrativo da instituição estudada.
As informações coletadas permitiram entender como o assunto responsabilidade social é tratado dentro da instituição e como isso é comunicado ao seu público. Percebe-se que existe o conhecimento das políticas de responsabilidade social por parte dos respondentes, de forma pontual, pois não se tem informações contínuas durante o ano, está basicamente limitada ao relatório anual. Ainda, os respondentes têm dúvidas sobre qual área, dentro da universidade é responsável por este assunto.
Os principais resultados do estudo apontam que a responsabilidade social é um tema que está sendo trabalhado na instituição, a criação recentemente de um comitê voltado ao tema representa o interesse em melhorias na área. Quanto as políticas de responsabilidade social da instituição, estas são conhecidas pela maioria dos funcionários, mas pouco divulgadas e trabalhadas durante o ano.
BERLITZ, A. et al. Responsabilidade Socioambiental Empresarial sob a Perspectiva de Alunos do Curso de Administração da Universidade Feevale. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 10, n. 1, p. 86-105, out. 2020. MESQUITA, R. F. et al. Divulgação da responsabilidade social e desempenho de universidades brasileiras. Revista Gestão e Desenvolvimento. Novo Hamburgo, v.17, n 1, 2020. NOGUERA, J. J. M.; CALDERÓN, A. I. GODENZI, A. F. La responsabilidad social universitaria en Iberoamérica: análisis de las legislaciones de Brasil. Revista Iberoamericana de Educación Superior (ries), 2018.