Resumo

Título do Artigo

REVELANDO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM UNIVERSIDADES – UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Damian Steppacher
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Mateus Santos de Freitas-Martins
- Porto Alegre/ PPGA-UFRGS

Reumo

As preocupações acerca do futuro do nosso planeta com nosso atual modelo econômico fizeram com que os debates sobre a sustentabilidade aumentassem nas últimas décadas. Em 2015, A ONU apresentou os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 17 metas globais, amplas e independentes. Nesse sentido, as universidades desempenham papel significativo para o desenvolvimento e atingimento dessas metas (Ian et al., 2019). A implementação da sustentabilidade nas universidades difunde-se, desde o ensino, pesquisa, operações e até na própria experiência no campus (Lozano et al., 2015).
Há evidências de que a sustentabilidade ainda é considerada uma ideia inovadora nas universidades por ainda não ter permeado em todas as disciplinas, estudiosos e universitários (Milutinovi? & Nikoli?, 2014). Sobre as práticas de sustentabilidade nas universidades, Campbell (2007) enfatiza sobre a literatura pouco explorada sobre a contradição entre as universidades propagarem a sustentabilidade e concretizá-las de fato. Portanto, o objetivo deste trabalho é revelar quais práticas sustentáveis ocorrem nas universidades.
Sobre as práticas de sustentabilidade em universidades, destacam-se a educação voltada para a sustentabilidade (Littledyke, Manolas, & Littledyke, 2013), mudança integral nos campus, para os chamados campus verdes (Leal Filho et al., 2019b), implementação de práticas nos prédios e criação de relatórios sustentáveis por parte da administração das universidades com um acompanhamento de indicadores sobre o tema (Hooey, Mason, & Triplett, 2017), conscientização e diminuição da pegada de carbono, mudança no uso de energia e práticas com orientação ambiental (Lozano et al., 2015).
Neste trabalho exploratório serão executadas etapas e procedimentos de uma revisão sistemática da literatura, baseados no protocolo PRISMA 2020 (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). A população desta revisão foi composta por artigos completos em periódicos de distintas áreas de pesquisa, publicados em inglês, português ou espanhol, nos últimos 5 anos, que evidenciaram práticas de sustentabilidade ambiental em universidades.
No total, 20 artigos distribuídos entre os anos de 2017 e 2021 foram selecionados. Foi possível identificar 44 práticas de sustentabilidade ambiental em universidades, que foram organizadas em categorias propostas por Moura et al. (2019) e Ribeiro et al. (2021).
A pesquisa traz contribuições para a literatura de sustentabilidade em universidades por trazer diversas formas de práticas que vão além do ensino e inclusão da temática nas grades curriculares dos cursos de graduação, preenchendo algumas lacunas que apontavam a ausência de estudos relacionados à sustentabilidade nas universidades em que ela é colocada de forma prática. Como contribuição prática, a compilação dessas práticas poderá ser útil para gestores e demais interessados para a inclusão de práticas sustentáveis nas universidades e servir como norteador para a inserção dessas práticas.
Leal Filho, W., Will, M., Salvia, A. L., Adomßent, M., Grahl, A., & Spira, F. (2019b). The role of green and Sustainability Offices in fostering sustainability efforts at higher education institutions. Journal of Cleaner Production. Littledyke, M., Manolas, E., & Littledyke, R. A. (2013). A systems approach to education for sustainability in higher education. International Journal of Sustainability. Hooey, C., Mason, A., & Triplett, J. (2017). Beyond greening: Challenges to adopting sustainability in institutions of higher education. Não foi possível inserir mais referências.