Resumo

Título do Artigo

FATORES CHAVE NO RELACIONAMENTO ENTRE EMPRESA E COMUNIDADE: UM ESTUDO SOBRE A IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE PARQUES EÓLICOS NO ESTADO DO CEARÁ
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Roseilda Nunes Moreira
- Faculdade 7 de Setembro Responsável pela submissão
2 - Roberto Ney Ciarlini Teixeira
-

Reumo

A qualidade das relações entre empresa e seus stakeholders tem papel fundamental no desempenho organizacional. As relações positivas entre empresa e seus stakeholders podem resultar em sentimento de confiança, comprometimento e satisfação com a empresa, além de vantagem competitiva relacional (DYER; SINGH, 1998; BHATTACHARYA; KORSCHUN; SEN, 2009). Isto posto, surge a necessidade das empresas refletirem a respeito das bases nas quais estabelecem relações com partes interessadas em seus negócios, principalmente com as comunidades vizinhas às suas instalações (FIGUEIREDO; FRANÇA, 2010).
Este artigo responde a seguinte questão problema: quais os fatores chave no relacionamento entre empresa e comunidade frente aos impactos socioambientais originados na implantação e manutenção de parques eólicos? Para responder a esse questionamento, este artigo tem como objetivo: Identificar os fatores chave no relacionamento entre empresa e comunidade frente aos impactos socioambientais originados na implantação e manutenção de parques eólicos no estado de Ceará, com base na visão da comunidade.
A Teoria dos Stakeholders (TS) emerge na década de 80, tendo como marco teórico a obra de Freeman (1984) de define stakeholders como grupos ou indivíduos que podem afetar ou são afetados pela organização na realização de seus objetivos. Já no olhar de Donaldson e Preston (1995), a TS refere-se a todos os grupos e pessoas que têm interesses que podem ser considerados pela empresa. Trazendo para a abordagem empresarial tem-se a necessidade de se estabelecer estratégias de gestão, voltadas para a legitimidade das relações sustentáveis e desenvolver relações duradouras (FIGUEIREDO; FRANÇA, 2010).
Para o desenvolvimento desta pesquisa adotou-se a pesquisa de natureza qualitativa. Para consecução do objetivo, desenvolveu-se um conjunto de categorias de análise. Para pesquisa de campo, optou-se por um grupo restrito de entrevistados, uma vez que nesse tipo de pesquisa, o número de entrevistas é determinado a partir da saturação teórica do tema. Foram realizadas dezenove entrevistas em profundidade até que a “saturação teórica” foi alcançada. Para a análise e interpretação das entrevistas, optou-se pela Análise de Conteúdo (AC). A AC foi realizada com o suporte do software Atlas TI.
Em análise final e buscando identificar os fatores chave para o relacionamento entre empresa e comunidade em parques eólicos, tem-se que os fatores poder, confiança, legitimidade e responsabilidade aparecem tanto na análise teórica como na empírica. Entre os fatores chave preponderantes na análise empírica foram os fatores: comunicação, legitimidade e confiança. No percurso de análise das entrevistas, emergiram novos registros de fatores empíricos, denominado de outros fatores relacionais: diálogo e responsabilidade.
Esta pesquisa apresenta uma narrativa detalhada sobre o relacionamento empresa e comunidade em parques eólicos, trazendo à centralidade das discussões o olhar da comunidade na implantação e manutenção dessas empresas, contribuindo enquanto reflexão por parte das empresas, bem como, pelos demais envolvidos no processo. A dinâmica do relacionamento entre empresa e comunidade de acordo com os resultados da pesquisa fica apoiado nos seguintes fatores chave: poder, confiança, legitimidade, responsabilidade, comunicação e diálogo. Este artigo se destaca pelo ineditismo.
DONALDSON, T.; PRESTON, L. The Stakeholder Theory of the Corporation: Concepts, Evidence, and Implications. The Academy of Management Review, v. 20, n. 1, p. 65-91, 1995. DYER, J. H.; SINGH, H. The Relational View: Cooperative Strategy and Sources of Interorganizational Competitive Advantage. The Academy of Management Review, v. 23, n. 4, p. 660-679, out. 1998. FIGUEIREDO, B. J. de A.; FRANÇA, L. B. F. Fatores Estratégicos para a Promoção de Relações Sustentáveis entre Empresas e Cmunidades. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 6., 2010. Niterói. Anais... Niterói: Excelência em Gest