Resumo

Título do Artigo

Proposta de Modelagem para Criação de um Programa de Gestão por Competências na Universidade Federal de Pernambuco
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Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Silvio Luiz de Paula
Universidade Federal de Pernambuco - PROFNIT/UFPE Responsável pela submissão
2 - MARCO ANTÔNIO GOMES DOS SANTOS
Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Artes e Comunicação
3 - Carolina Machado Dias Ramalho Luz
Faculdade Senac - Faculdade Senac

Reumo

Com desafios distintos para as organizações públicas e privadas, a gestão por competências passa a ser uma alternativa para a gestão estratégica de pessoas. No Brasil, registra-se a partir dos anos 1990 as primeiras publicações e a implantação de projetos impulsionados pelas multinacionais. Com registros de práticas em universidades públicas federais no início dos anos 2000, o Decreto n. 5.707/2006 representa a base legal que formaliza a necessidade de adoção da gestão por competências na administração pública.
Consciente da importância da gestão por competências como propulsor estratégico relacionado ao sucesso organizacional, e com a evidência de pequena utilização nas universidades públicas federais, este trabalho tem como objetivo realizar uma modelagem para criação de um programa de gestão de pessoas por competências na Universidade Federal de Pernambuco. Desta forma, embora existam modelos na literatura, no momento da seleção para utilização, não se mostraram aderentes à realidade organizacional, resultando na proposta deste manuscrito.
No setor privado, a gestão por competências encontra-se incorporada ao ambiente organizacional, realidade diferente da encontrada nas universidades públicas federais. Para Brandão e Bahry (2005), embora o setor público tenha buscado adotar os pressupostos da gestão por competências, algumas questões parecem permanecer sem respostas, precisando ser mais bem estudadas e discutidas. Já Perseguino e Pedro (2017) ao investigarem as universidades vinculadas à ANDIFES, concluem que a gestão de pessoas por competências não faz parte da realidade da maioria das universidades.
De natureza qualitativa, o estudo se caracteriza, quanto aos seus fins, como pesquisa descritiva. Quanto aos meios, caracteriza-se como pesquisa documental e estudo de caso, o caso escolhido foi a Universidade Federal de Pernambuco. Quanto a coleta dos dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, análise de website das universidades públicas federais brasileiras e grupo de validação. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo.
A partir da demanda da UFPE para a continuação das ações de gestão por competências, os autores deste manuscrito com base no marco regulatório, nos modelos existentes, nas recomendações da OCDE e nas validações feitas com o grupo de servidores da UFPE que atuam com as atividades ligadas às competências, foi realizada a modelagem apresentada, dividida em três macro fases (estruturadora, institucionalizadora, avaliativa) que são subdivididas em etapas. Para cada uma das etapas que compõe as fases deve ser definido: objetivo, atividades, entradas, produtos de informação, responsáveis.
Aqui, entende-se a gestão por competências como um modelo de gestão organizacional, assim, a modelagem do programa mostra-se aderente as necessidades contemporâneas de melhoria da gestão e da governança de pessoas. No caso da UFPE, embora tenha registros de experiências relacionadas à gestão por competências, os resultados ainda são tímidos, não estando institucionalizado, tão pouco se tornando um modelo de gestão da instituição. Dessa forma, o esforço da modelagem apresentada busca traduzir a gestão por competências, enquanto solução gerencial para universidades públicas.
BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 56, n. 2, p. p. 179-194, 2005. DOI: 10.21874/rsp.v56i2.224. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/224. Acesso em: 22 jul. 2021. CAMPION, M. A., FINK, A. A., RUGGEBERG, B. J., CARR, L., PHILLIPS, G. M., & ODMAN, R. B. Doing Competencies Well: Best Practices In Competency Modeling. Personnel Psychology, v.64, n.1, p.225–262, 2011. doi:10.1111/j.1744-6570.2010.01207.x