Resumo

Título do Artigo

INDÚSTRIA 4.0 NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE: revisão sistemática da literatura e proposta de agenda de pesquisa
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Séfora Maria Nunes Soares
Universidade Federal da Paraíba - Campus I Responsável pela submissão
2 - Cláudia Fabiana Gohr
- Centro de Tecnologia

Reumo

Os avanços da tecnologia vêm contribuindo com o crescimento da produção mundial. O surgimento dos motores a vapor, das linhas de montagem, dos computadores e da internet são exemplos disto. O termo Indústria 4.0 (I4.0) surge para caracterizar a fase mais recente da manufatura coma inserção de tecnologias como internet of things, Big Data, blockchain e manufatura aditiva. Estas podem contribuir para o alcance de metas de sustentabilidade, pois podem trazer benefícios de redução de estoques e perdas na produção, bem como, para um novo formato de indústria pautada na perenidade dos recursos.
As tecnologias da I4.0 estão baseadas na integração, por meio de sistemas de informação, das diversas partes da cadeia produtiva, incluindo as interações com os clientes. Os subsídios que a I4.0 pode trazer vem de encontro com as necessidades de novas práticas para se alcançar as metas de sustentabilidade. Este artigo tem por objetivo, a partir de uma revisão sistemática da literatura, compreender as contribuições que as tecnologias da I4.0 pode trazer para a implementação da sustentabilidade segundo a perspectiva do TBL (Triple Bottom Line) bem como apresentar uma agenda de pesquisa.
A I4.0 é considerada uma nova fase da manufatura que busca superar os desafios contemporâneos de competição global, mercados e demandas voláteis, customização e necessidade de redução de ciclos de vida dos produtos. Sendo assim, a I4.0 traz tecnologias capazes de reduzir a quantidade de recursos utilizados na máxima produção. Alinhado ao conceito de TBL, tecnologias como internet of things, sistemas robóticos e prototipagem podem contribuir para uma produção mais sustentável econômica, social e ambientalmente.
Foi adotado o método de revisão sistemática da literatura (RSL) considerando as etapas propostas por Tranfield et al. (2003) que consistem em: planejamento da revisão, condução da revisão e reportando e disseminando a revisão. A base de dados selecionada foi a Web of Science. A pesquisa resultou em uma amostra de 36 artigos, que foram analisados de forma descritiva, quantitativa e de redes. Em seguida, para a identificar as tecnologias da I4.0 e a contribuição destas para a sustentabilidade, foram analisados os 10 artigos mais citados da amostra.
Os artigos da amostra demonstraram que a temática ainda é incipientes. A correlação entre as temáticas ocorre através de temas como suplly chain management, Big Data, IoT, sistemas de produção e gestão, tecnologias e sustainable development. As tecnologias mais citadas contribuem com a sustentabilidade em aspectos da produção no que tange a redução de estoques, melhoria do trabalho, eficiência energética e inovação do produto. A partir dos resultados, uma agenda de pesquisa é proposta com 5 temáticas para novos estudos futuros.
A I4.0 surgiu recentemente e as pesquisas que envolvem essa temática e suas tecnologias também necessitam ser exploradas dado a sua importância em otimizar a produção e contribuir para metas de sustentabilidade. No entanto, verificou-se que as tecnologias da I4.0 relacionam-se, em sua maioria, com o pilar econômico da sustentabilidade. Se fazem necessários estudos buscando compreender quais as reais colaborações dessas tecnologias considerando o tripé da sustentabilidade, bem como, apresentar casos de sucesso de implementação da I4.0 e dos princípios da sustentabilidade.
BAI, C. et al. Industry 4.0 technologies assessment: A sustainability perspective. International Journal of Production Economics, v. 229, p. 107776, 2020. GHOBAKHLOO, M. Industry 4.0, digitization, and opportunities for sustainability. Journal of Cleaner Production, v. 252, p. 119869, 2020. MÜLLER, J. M.; KIEL, D.; VOIGT, K. I. What drives the implementation of Industry 4.0? The role of opportunities and challenges in the context of sustainability. Sustainability (Switzerland), v. 10, n. 1, 2018.