Resumo

Título do Artigo

MUDANÇAS CLIMÁTICAS NAS CIDADES: impactos potenciais e estratégias de adaptação
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - CRISTIANE CRISCIBENE PANTALEÃO
Universidade de São Paulo - USP - EACH USP Responsável pela submissão
2 - Juliette Haase de Azevedo
-
3 - André Felipe Simões
- GESTÃO AMBIENTAL

Reumo

A necessidade de adaptação das cidades às mudanças do clima é iminente, a ação antropogênica gera impactos que produzem efeitos e colocam em risco a estrutura socioeconômica, a saúde pública e ameaçam o desenvolvimento sustentável. A humanidade, por meio de suas ações, alterando o espaço geográfico e modificando os espaços naturais, vem potencializando os efeitos das mudanças de longo prazo em todos os componentes do clima, por meio da emissão antrópica de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Problema de pesquisa: Quais são os impactos potenciais das mudanças climáticas no contexto urbano e as possíveis estratégias de adaptação? Objetivo geral: Relatar os esforços das cidades, à nível global, em estratégias de adaptação aos impactos potenciais das mudanças climáticas.
Mudanças Climáticas - Vulnerabilidade - Resiliência - Adaptação
Pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, a partir de revisão da literatura e análise documental, por meio de observação indireta, da rede C40 Cities: Climate Leadership Group.
Este grupo conecta 94 das maiores cidades do mundo, as quais reúnem um quarto da economia global e mais de 700 milhões de cidadãos, aderindo ao grupo elas se comprometem em lidar com os impactos gerados pelas Mudanças Climáticas (MC). Os resultados encontrados foram apresentados comtemplando uma cidade membro de cada continente, retratando a situação em relação ao progresso de sua participação na rede e as áreas de ação em iniciativas de redução de emissões de GEE, por meio de estratégias de adaptação às MC.
Os exemplos apresentados neste estudo podem servir de inspiração para outras cidades que desejam desenvolver e implementar planos de ação climática, não há um padrão a ser seguido por todas as cidades do mundo, cada uma tem suas particularidades a serem consideradas. MC já são sentidas pelas cidades e seus cidadãos, se faz necessário que os espaços urbanos se preparem para os efeitos adversos da mudança do clima, em especial os mais vulneráveis.
ARANHA, Raphael de Carvalho; SIMÔES, André Felipe. Gestão dos resíduos sólidos e mudanças climáticas - Análise panorâmica focada na coleta seletiva de lixo no condomínio Ecolife Independência. In: Forum Internacional de Resíduos Sólidos-Anais, 8, 2017, Curitiba: UTFRP. CENTRO DE ESTUDOS INTEGRADOS SOBRE MEIO AMBIENTE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS [Centro Clima/COPPE/UFRJ]. Rio de Janeiro, 2016. Estratégia de Adaptação às Mudanças Climáticas da Cidade do Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em: 15 abril 2019.