Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL EM NEGÓCIOS DE IMPACTO: UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA IMAGINE
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Débora Evelyn Madeira do Nascimento
Centro Universitário 7 de Setembro - centro universitário 7 de setembro
2 - Roseilda Nunes Moreira
- Faculdade 7 de Setembro Responsável pela submissão

Reumo

A capacidade de exploração e utilização do meio ambiente cresceu com os avanços científicos da humanidade, bem como a velocidade com que os indivíduos são capazes de destruir e degradar o meio em que vivem (ANTUNES, 2009). Há milhares de anos, o ser humano devasta o meio ambiente com a justificativa errática de possuir os recursos necessários à sua vida (CURI, 2012). Por conseguinte, o planeta não retém mais tolerância à exploração sofrida, o globo carece de uma nova visão, como lar para a humanidade e não um depósito de itens vitais para o “progresso” (CURI, 2012).
Face ao exposto, justifica-se a necessidade de explorar neste artigo a responsabilidade socioambiental empresarial (RSAE) por meio de estudo de caso, com o propósito de construir novas discussões e abordagens sobre os negócios de impacto e suas ações perante a sociedade. Como problema de pesquisa tem-se: Quais as práticas de responsabilidade socioambiental empresarial em negócios de impacto. Essa questão possibilitou o seguinte objetivo: analisar as práticas de responsabilidade socioambiental empresarial em estudo de caso da loja de açaí Imagine, localizada na cidade de Fortaleza/Ce.
A busca pela sustentabilidade se configura em um dos maiores desafios para a sociedade contemporânea. A implementação da sustentabilidade, e o alcance da Agenda 2030 e dos ODS, exigem modelos inovadores de colaboração. Nesse contexto, surge o modelo de empresa, conhecido hoje, como NIS (Negócios com Impacto Social), uma espécie de organização que integra as características do setor privado e conhecimentos do Terceiro Setor, com o objetivo de resolver os problemas sociais utilizando os mecanismos de mercado (BARKI, 2014).
A pesquisa é de natureza qualitativa com método de estudo de caso da empresa Imagine, loja de açaí. Na investigação das práticas de responsabilidade socioambiental empresarial, e o valor de seu impacto aos consumidores, foi realizada uma entrevista com suporte de roteiro de perguntas por meio digital, justificada diante do atual cenário pandêmico, com o proproprietário do negócio de imapcto, Sr. Marcelo Vieira. Para evidenciar as práticas de RSAE da organização foi utilizada pesquisa netnográfica. Para a análise e interpretação da entrevista foi utilizado a análise de Conteúdo (AC).
Como gestor de um negócio de impacto, Marcelo Vieira ressalta que a prioridade de sua empresa é a resolução de um problema da sociedade como todo negócio de impacto, no caso da Imagine não é diferente, pois sua prioridade é resgatar o senso de humanidade nas pessoas. Nesse contexto, a missão, visão e valores da empresa foram concebidos, dispondo do propósito em resgatar o senso de humanidade, utilizando as práticas do respeito, amor e gentileza com o próximo e com o meio ambiente, desse modo inspirando pessoas e empresas no avanço e prosperidade de um mundo melhor.
A compreensão alcançada com o estudo de caso deste artigo foi o papel da empresa como um importante fator decisório em novos hábitos e concepções de uma comunidade, além da constatação das práticas sustentáveis adotadas pela empresa, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ainda que com um grau de limitação, considerando o tamanho da organização e o local delimatado de pesquisa. Conclui-se que empresas de impacto como a Imagine, são poderosos agentes de mudança e prosperidade de um mundo economicamente, ambientalmente e socialmente mais justo.
CURI, Denise. Gestão Ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. BARKI, E. Negócios com impacto social. RAE-Revista de Administração de Empresas, 54(5), 594, 2014. BARBIERI; CAJAZEIRA. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.