Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS: PROPOSTA DE CENTRAL COM SEPARAÇÃO MULTISSELETIVA EM LONDRINA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - LILIAN ALIGLERI
- Responsável pela submissão
2 - Caio Victor Lourenço Rodrigues
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - Departamento de Construção Civil
3 - Camila Santos Doubek Lopes
- Departamento de Design
4 - Cláudio Pereira de Sampaio
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL - Departamento de Design

Reumo

Um dos maiores desafios de sustentabilidade da sociedade moderna é a geração excessiva e a gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, especialmente nos grandes e médios centros urbanos. Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), promulgada há 11 anos, tenha trazido princípios e objetivos inovadores para a gestão dos resíduos domésticos e a reintrodução dos materiais recicláveis em novas cadeias produtivas, as conclusões de vários estudos convergem para a estagnação dos índices de reciclagem, apesar da grande divulgação que se tem feito acerca do tema.
A partir da perspectiva teórica da inovação social e da densidade espacial como um catalisador de alternativas (Maccallum, Moulaer, Hillier, & Vicari, 2009), este trabalho apresenta uma proposta de estruturação de coleta multisseletiva para condomínios residenciais. A concepção projetada se dá na forma de um modelo a partir do contexto atual dos desafios de mobilização, articulação e inclusão social ainda existentes na implementação da coleta seletiva e da logística reversa de embalagens, instituídas pela PNRS - lei federal nº 12.305 de 2010.
A fundamentação teórica deste trabalho apresenta o complexo campo da gestão de resíduos no Brasil e as dificuldades atuais no cumprimento da legislação. Tal contexto induz a novas proposições que podem servir de propulsor para melhoria da qualidade ambiental e da qualidade de vida da população e podem ser aparados pelas discussões realizadas no campo da inovação social (Phills Jr, Deiglmeier, & Miller, 2008; Murray, Caulier-Grice, & Mulgan; 2010; Choi e Majumdar,2014).
Desenvolvemos um modelo a partir das premissas da inovação social aberta (Mair & Gegenhuber, 2021). Quanto à natureza metodológica desta pesquisa, ela é aplicada pois propõe três artefatos em forma de um modelo, uma Central de Resíduos e peças de comunicação. Como categorias de análise para correlacionar a proposição idealizada com o aporte teórico da inovação social foram utilizadas as três dimensões de inovação social concebidas por Choi e Majumdar (2014).
A proposta apresentada neste artigo abrange um conjunto de soluções que subsidiarão o gerenciamento dos resíduos domésticos em condomínios residenciais, e que incluem a concepção de um sistema de segregação multisseletiva dos resíduos.A inovação social apresentada propõe novas dinâmicas e estruturas para melhorar a capacidade de ação da sociedade quanto à redução do desperdício de materiais pelo aumento da eficiência logística, recuperação do valor econômico do material e inclusão socioprodutiva dos catadores.
A proposição é inovadora para o campo, região e usuário, e pode ser enquadrada como uma inovação social incremental em relação ao manejo dos resíduos domésticos. Todavia, em alguns aspectos ela apresenta características de inovação radical na medida em que articula novos formatos de vinculação e interação entre atores ou grupos sociais, e ao reinserir no sistema econômico diferentes materiais que eram localmente tratados como rejeitos. O modelo pode ser replicável a outras localidades desde que seja ajustado aos parceiros e às peculiaridades do contexto local.
Choi N., & Majumdar S. (2015). Social Innovation: towards a conceptualisation. In: Majumdar S., Guha S., & Marakkath N. (eds) Technology and Innovation for Social Change (pp 7-34). New Delhi: Springer. Kaza, S., Shrikanth, S., & Chaudhary, S. (2021). More growth, less Garbage. Urban Development Series. Washington, DC: World Bank. Murray, R.; Caulier-Grice, J., & Mulgan, G. (2010). The Open Book of Social Innovation. UK: The Young Foundation. United Nations Environment Programme. (n.d) The role of product service systems. France, Paris: Division Of Technology, Industry And Economics.