Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIAS DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS – PMEs
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Ilmar Polary Pereira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - UEMA Responsável pela submissão

Reumo

Analisar as tecnologias de gestão, dentre elas o modelo da Gestão por Sustentabilidade Integrada – GSI, em suas dimensões Administrativo Tecnológico, Político Institucional, e Econômico Social e seus respectivos componentes e variáveis, aliada à teoria do empreendedorismo, e as dimensões e componentes da capacidade tecnológica, nos resultados das pequenas e médias empresas - PMEs, sugere novas descobertas acadêmicas relevantes para a sustentabilidade organizacional e o desenvolvimento econômico sustentável.
Um problema de pesquisa, requer que o pesquisador esteja envolvido na realidade da situação a ser esclarecida em que a questão que o investigador deseja esclarecer pode indicar, entre as variáveis, relações de associações. Este estudo fomentou o problema: qual o impacto das variáveis do modelo da Gestão por Sustentabilidade Integrada – GSI para o sucesso, perenidade e sustentabilidade das MPEs? Objetivo analisar as tecnologias de gestão e as dimensões e componentes da capacidade tecnológica como fatores de sustentabilidade organizacional nas MPEs industriais.
As tecnologias de gestão, aliadas ao empreendedorismo, às dimensões e componentes da capacidade tecnológica, são relevantes para a perenidade das PMEs, favorecendo a sustentabilidade organizacional e o desenvolvimento econômico sustentável. Milach, Meirino e Barros (2017), destacam o uso de Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, aplicáveis às MPEs. Kuzma, Doliveira e Silva (2017, p. 431), “as organizações envolvidas ativamente no debate sobre a sustentabilidade buscam constantemente identificar maneiras pelas quais possam desenvolver novas formas de produção e de gestão de recursos”.
Na literatura dados das fontes secundárias. Pautou-se em obras das linhas de pesquisas “Tecnologias de Gestão” do Doutorado em Administração FGV/EBAPE; e Administração e Gestão: estudo de modelos de Gestão Profissional Sustentável e Empreendedorismo. Gestão das MPEs, do Grupo de Pesquisa “Administração, Gestão e Estado-AGE” CNPq (Polary, 2015), área de Ciências Sociais Aplicadas. No campo: no universo, os dados de 2012 foram em 616 PMEs industriais do Maranhão em 170 municípios; em 2016 foi em 929 Empresas de Pequeno Porte - EPPs industriais e de prestação de serviços de São Luís.
Na análise da Gestão por Sustentabilidade - GSI integrada nas PEs, as dimensões Administrativo Tecnológico, Econômico Social e Político Institucional foram as que apresentaram maiores médias, seguido dos componentes de gestão e tecnologia; indicadores econômicos e sociais; e políticas e estratégias. Na análise das MEs, as dimensões Administrativo Tecnológico, Econômico Social e Político Institucional da GSI apresentaram maiores médias, seguido dos componentes de tecnologia e gestão; indicadores econômicos e sociais; e políticas.
Pela análise da literatura e pesquisa de campo, suprir as PMEs com tecnologias de gestão, as quais favorecem o sucesso contínuo e perenidade desse segmento é um desafio constante, porém relevante para a sustentabilidade organizacional e desenvolvimento econômico sustentável. Nos resultados da pesquisa de campo, a gestão quando aplicada no Modelo da Gestão por Sustentabilidade Integrada - GSI, favorece o sucesso e a perenidade das PMEs, e a perenidade das PMEs, impacta positivamente no desenvolvimento industrial. Essas conclusões nas PMEs e EPPs, evidencia a eficácia do modelo da GSI.
KUZMA, Edson L.; DOLIVEIRA, Sérgio Luís D.; SILVA, Adriana Q. Competências para a sustentabilidade organizacional: uma revisão sistemática. Scielo Brazil, 2017. MILACH, S.; MEIRINO, M. J.; BARROS, S. R. S. Comunicação, conexão e transformação: o uso das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação pelas organizações na promoção do desenvolvimento sustentável. In: Osvaldo Luís G. Quelha; Marcelo J. Meirino; Sergio Luiz B. França; Júlio V. Neto; Cid A. Filho. (Org.). Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade na Gestão, 2017, v., p. 109-122.