Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: discursos institucionais e percepção da comunidade acadêmica
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - GISELE APARECIDA VALÉRIO
Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia
2 - Sabrina Soares da Silva
- Departamento de Administração e Economia Responsável pela submissão

Reumo

Sustentabilidade é um conceito complexo, amplamente aceito e bastante discutido, e envolve a satisfação de objetivos econômicos, ambientais e sociais, simultaneamente, em todas as esferas e níveis da sociedade. É uma questão que está presente em muitas agendas oficiais e tem recebido mais atenção nas Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o mundo. Uma nova postura é exigida das IES, diante dos desafios de oferecer um ensino de qualidade, inserir os princípios de sustentabilidade de forma interdisciplinar no processo educativo e estender tais conhecimentos para a sociedade.
Considerando-se que a UFLA pode ser considerada um modelo, quando avaliada sob a ótica da sustentabilidade, questiona-se: como o conceito de sustentabilidade vem sendo abordado nessa instituição? Tendo em vista esse problema de pesquisa, buscou-se descrever como se deu a inserção do conceito de sustentabilidade no decorrer da trajetória da UFLA, em seus discursos institucionais, e qual a percepção da comunidade acadêmica acerca da sustentabilidade das ações desenvolvidas na instituição.
Galván-Miyoshi, Masera e López-Ridaura (2008) consideram que não há uma definição única para sustentabilidade, mas uma multiplicidade de perspectivas válidas para a definição e análise deste termo, e que, por este motivo, esta deve ser definida a partir da observação da diversidade ambiental e sociocultural de um local. Ramísio et al. (2019) destacam que além da responsabilidade que as IES possuem em relação à sociedade, essas instituições são responsáveis por garantir a sua sustentabilidade em termos econômicos, potencial de recursos humanos, infraestrutura, dentre outros.
A partir dos dados documentais e bibliográficos reunidos, buscou-se identificar os principais problemas observados no campus. A coleta de dados envolveu também a aplicação de um questionário com o intuito de verificar a percepção da comunidade acadêmica acerca da sustentabilidade das ações desenvolvidas na UFLA. Os questionários foram enviados por e-mail para 120 participantes, sendo 40 professores, 40 técnico-administrativos e 40 alunos de pós-graduação da UFLA.
Constatou-se que a UFLA busca uma atuação mais sustentável, contudo, algumas dimensões estão em maior evidência do que outras. Observou-se que, no ensino, a sustentabilidade, em particular a sustentabilidade ambiental, está presente em alguns currículos. Contudo, não é observada uma integração entre as diferentes dimensões da sustentabilidade ou sua presença, de forma transversal, em todos os currículos. Na dimensão pesquisa, constatou-se a presença de diversos estudos, publicações, linhas de pesquisa e grupos de estudo.
No contexto institucional da UFLA, percebe-se que o termo sustentabilidade é fortemente atrelado ao Plano Ambiental e Estruturante da instituição, o qual se configura em ações em nível institucional, direcionadas para a infraestrutura básica e para o meio ambiente, e que foram implementadas com o intuito de corrigir os problemas verificados no campus no início do período de expansão em função do REUNI, e de sustentar o crescimento previsto para os anos subsequentes. Muitas dessas ações continuam sendo realizadas rotineiramente, bem como outras iniciativas surgiram.
GALVÁN-MIYOSHI, Y.; MASERA, O.; LÓPEZ-RIDAURA, S. Las evaluaciones de sustentabilidad. In: GALVÁN-MIYOSHI, Y.; MASERA, O.; LÓPEZ-RIDAURA, S. Evaluación de sustentabilidad. Un enfoque dinâmico y multidimensional. España: Mundiprensa, 2008. RAMÍSIO, P. J. et al. Sustainability strategy in higher education institutions: lessons learned from a nine-year case study. Journal of Cleaner Production, Brno, v. 222, p. 300-309, 2019.