Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DE RESÍDUOS, CONTRIBUINDO PARA MELHORIA DOS PROCESSOS, PESSOAS E REDUÇÃO DE CUSTOS
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Ana Carla Sá Campos
-
2 - Carlos Alberto de Souza
FUMEC FACE - Universidade FUMEC Responsável pela submissão
3 - Carolina Pinheiro Batista
- Faculdade Pitágoras
4 - Níbia Palma de Lima
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Betim
5 - Vanda Aparecida Oliveira Dalfior
- Faculdade Pitágoras

Reumo

Pode-se destacar a geração de resíduos sólidos, que são resultantes das perdas e falhas de execução dos diversos processos construtivos (terraplenagem, corte e aterro de terra, fundação, concretagem, execução de alvenaria, produção de concreto e argamassa, assim como outros serviços), e que na maioria das vezes são descartados de modo totalmente incorreto, contrariando a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e/ou Resolução CONAMA 307/2002, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.
Diante do cenário nacional, quanto a geração de resíduos da construção civil, foi identificada uma construtora com o objetivo de mudar seu atual cenário. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral analisar a possibilidade da Resolução CONAMA 307/2002 promover economia da obra, reduzindo os custos com resíduos. Por fim, este estudo buscou responder a seguinte questão: É possível atender a Resolução CONAMA 307/2002 e promover a melhor economia da obra, reduzindo os custos com resíduos?
As leis ambientais estabelecidas (BRASIL, 1981). A Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 1988). O CONAMA (COSTA, 2009).Os Resíduos da Construção Civil (RCC) (ABRECON, 2014) e (RODRIGUES, 2010). Legislação ambiental destinada aos resíduos sólidos da construção civil (FIEMG, 2008). O ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) (FABRI, 2019). O custo é o preço de um bem, direito ou serviço. O custo é formado pelo preço da matéria prima, mão de obra e outros itens incorridos para a produção de bens ou serviços. Ele é considerado na definição do preço do produto ou serviço final. (ZANLUCA, 2019).
Para construção deste trabalho optou-se pelo estudo de caso da Empresa Construtora Empreendimentos S/A (nome fictício), localizada na cidade de Belo Horizonte. A metodologia de estudo de caso permite a realização de uma pesquisa mais profunda, ampla e detalhada do objetivo geral. Permitindo a aplicação de práticas para solução do problema. O mesmo resulta em coletas e análise do individuo ou organização, por exemplo, com o intuito de estudar diversos aspectos, conforme o assunto ou objetivo, geral e/ou específicos, da pesquisa (PRODANOV e FREITAS).
Durante onze meses foram realizadas visitas técnicas, que tinham por objetivo avaliar o desenvolvimento das atividades. Foi utilizado um check list, qualitativo, com questões voltadas para gestão dos processos e de resíduos, educação ambiental (gestão de pessoas), gestão de processos e custos. O mesmo era respondido e apontava o real panorama de cada obra. Quando necessário eram emitidos registros de Não Conformidade, visando trabalhar a real causa dos problemas e assim buscar eliminar as causas reais e contribuir para melhoria contínua das ações e seu amadurecimento.
A educação ambiental pode auxiliar na conscientização de todos os funcionários, bem como uma boa gestão de cada atividade proposta da obra. Assim é possível reduzir custos, melhorando a econômica da obra, e minimizando os impactos ambientais resultantes de uma má gestão dos resíduos gerados em um canteiro de obra. Desenvolver parcerias, a doação de resíduos reduz a necessidade de locação de caçambas e contratação da destinação final, promoverá a melhoria de vida da sociedade, além de auxiliar na geração de renda, ou seja, contribuindo para a sociedade, em especial nas obras de Hortolândia.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. COSTA, N. A. A. A Reciclagem do Resíduo da Construção e Demolição: Uma Aplicação da Análise Multivariada. Florianópolis, 2010. 188 p. Tese (Doutorado) FABRI, Glauber Gabriel. Gurus da Qualidade: William Edwards Deming. FIEMG. Guia de Sustentabilidade da Construção Civil Oliveira, Ana Paula R. de. Prevenção e controle da poluição. – São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2017. (Série Universitária). ZANLUCA, Jonatan de Sousa. CUSTO OU DESPESA?. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custo-ou-despesa.htm.