Resumo

Título do Artigo

AÇÕES AMBIENTAIS E SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA EMPRESA ELETROBRAS EM RELAÇÃO A SUA RECEITA LIQUIDA DE 2009 A 2019
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Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Gabriel Walter Posser
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - Ciências Contábeis
2 - Satie Oliveira Siqueira
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA
3 - MARCELO MEDEIROS PEREIRA
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - RS Responsável pela submissão
4 - Ellen Martins Pereira
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - Ciências Contábeis
5 - Fabiano Bitencourt Padilha
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - UFSM

Reumo

Atualmente, o tema desenvolvimento sustentável tem se evidenciado de forma crescente no cenário econômico mundial, existindo em todo o mundo uma concordância quanto à importância de se minimizar a poluição ambiental e os desperdícios, reduzindo o índice de pobreza e desigualdade social.
Este estudo se propõe a analisar o desempenho socioambiental de uma companhia do setor elétrico por meio do estudo das demonstrações contábeis que a empresa publicou entre os anos de 2009 a 2019. O objetivo desse estudo é demonstrar a aplicação dos recursos financeiros da Eletrobras destinados a suas ações ambientais e sociais em comparação a sua receita líquida obtida nos anos de 2009 a 2019, bem como analisar os investimentos realizados em ações sociais e ambientais.
Como referencial teórico do estudo proposto, faz-se necessário evidenciar os aspectos relevantes a essa pesquisa, onde serão abordadas as temáticas do meio ambiente, da sustentabilidade, da contabilidade ambiental e de seus indicadores ambientais e sociais de forma a expor conceitos e seu papel em meio a sociedade e a economia.
O estudo foi elaborado em três etapas. Na primeira foi feito um procedimento técnico e levantamento dos dados que seriam utilizados para análise e também uma pesquisa documental sobre conceitos como contabilidade ambiental, responsabilidade social e demonstrativos financeiros. Na segunda etapa foram feitas as análises e a extração dos dados. Na terceira, buscou-se expressar os resultados por meio da redação do presente artigo
A empresa visa o equilíbrio econômico-financeiro, social e ambiental em suas operações, sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras, gerando valor a todos os seus stakeholders. Além de reforçar o compromisso com o respeito ao meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável do país. A empresa visa o lucro, como tem demonstrado pelo grande crescimento de suas receitas, mas não de forma inconsciente e inconsequente, ela adota uma postura de geração de valores para todos os envolvidos nos processos, gerando assim, transparência e fortalecendo sua imagem.
Conclui-se que esta empresa é socialmente responsável pois visa o equilíbrio e a redução de impactos ambientais, além de desenvolver programas e projetos socioambientais em suas operações. Ser uma empresa socialmente responsável é uma importante ferramenta para melhorar a qualidade de vida da sociedade, além de agregar valor para a própria empresa, devido à valorização que a associação com valores éticos e responsáveis traz
TINOCO, João E. P.; KRAEMER, Elisabeth P. Contabilidade e Gestão Ambiental. São Paulo: Atlas, 2004. TINOCO, João Eduardo Prudêncio. Balanço Social: uma abordagem da transparência e da responsabilidade pública das organizações. São Paulo: Atlas, 2009.