Resumo

Título do Artigo

A Educação Ambiental e as Estratégias para a Sustentabilidade no Ensino Formal
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Giulliana Aparecida Lopes de Melo Rocha
Universidade de São Paulo - USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades Responsável pela submissão
2 - Mariana de Andrade Ferreira
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3 - Helene Mariko Ueno
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Reumo

Entre seus variados campos e conceitos, a educação ambiental é uma forte aliada na construção de sociedades mais sustentáveis e uma necessidade urgente para o século XXI. Com o desafio de alinhar os princípios emancipatórios da educação ambiental e das práticas educativas com os conteúdos disciplinares curriculares tradicionais do ensino, este ensaio tem por objetivo tecer diálogos entre as atividades educativas de educação ambiental e educação ambiental para a sustentabilidade do ensino formal. Os diálogos deste estudo, à luz da literatura, admitem que o trabalho socioambiental nas escolas é de suma importância para a transformação progressiva de uma sociedade e para o pleno desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para serem responsáveis, conscientes e participativos. No Brasil, a educação ambiental ainda é sustentada como tema transversal e a falta de espaço nas estruturas curriculares preserva o risco da não inserção de atividades pedagógicas sobre a temática nas instituições. Assim, busca-se a melhoria dessas práticas educativas no trabalho contínuo e reflexivo dos docentes, que precisam promover um posicionamento mais crítico e amplo, voltado à sustentabilidade, em suas práticas educativas e desta forma contribuir para o aumento das perspectivas de conscientização e participação dos indivíduos rumo a uma sociedade mais sustentável.
Among its varied fields and concepts, environmental education is a strong ally in building more sustainable societies and an urgent need for the 21st century. With the challenge of aligning the emancipatory principles of environmental education and educational practices with the traditional curricular disciplinary contents of teaching, this essay aims to create dialogues between educational activities in environmental education and environmental education for the sustainability of formal education. The dialogues in this study, in light of the literature, admit that the socio-environmental work in schools is of paramount importance for the progressive transformation of a society and for the full development of students, preparing them to be responsible, aware and participatory. In Brazil, environmental education is still supported as a cross-cutting theme and the lack of space in the curricular structures preserves the risk of not including educational activities on the subject in institutions. Thus, we seek to improve these educational practices in the continuous and reflective work of teachers, who need to promote a more critical and broad positioning, aimed at sustainability, in their educational practices and thus contribute to increasing the perspectives of awareness and participation of individuals towards a more sustainable society.