Resumo

Título do Artigo

SETOR DE HOSPEDAGENS EM DESTINOS TURÍSTICOS: A influência da capacidade absortiva e orientação empreendedora na sustentabilidade econômica, social e ambiental
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Sérgio Begnini
Universidade do Oeste de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Carlos Ricardo Rossetto
-
3 - Carlos Eduardo Carvalho
Universidade do Oeste de Santa Catarina - Programa de Pos-Graduação em Administração

Reumo

A importância do setor de Turismo em Santa Catarina é indiscutível. Ao mesmo tempo em que as empresas que atuam no turismo geram desenvolvimento econômico e melhoria das condições sociais, precisam manter preservadas as condições ambientais e de paisagem. A sustentabilidade no turismo ainda precisa ser estudada pois, lacunas ainda estão presentes, em especial sobre sua implementação (Núñes-Rios, et al., 2020). As empresas que querem sobreviver no mercado turístico precisam aprender e serem empreendedoras mantendo atenção aos aspectos relacionados à sustentabilidade.
O problema de pesquisa deste estudo foi organizado em uma pergunta de pesquisa: Qual a influência da capacidade absortiva e da orientação empreendedora na sustentabilidade econômica, social e ambiental nos principais destinos turísticos catarinenses? Para responder esse questionamento, o principal objetivo do estudo foi analisar a influência da capacidade absortiva e da orientação empreendedora na sustentabilidade econômica, social e ambiental, no setor de hospedagens dos principais destinos turísticos de Santa Catarina.
Assim como em outros setores, no turístico ainda é necessário aprofundar o entendimento na busca por compreender os impactos gerados pela circulação de informações e do conhecimento para legitimação do turismo sustentável (Hall, 2019). Isso porque as atividades que fazem parte do turismo estão relacionadas diretamente com questões estruturais do desenvolvimento sustentável (Durán-Román et al., 2021). Entende-se que o crescimento e a consolidação do turismo como uma das principais atividades socioeconômicas traz em seu bojo a responsabilidade de colaborar para o desenvolvimento sustentável.
Esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa e descritiva, do tipo survey com foco em dados primários originais. O instrumento de coleta de dados foi formado por escala do tipo Likert de 7 pontos. A mostra é composta por 83 meios de hospedagem distribuídos nas nove regiões turísticas do estado catarinense. Utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais para testar as relações entre os constructos, com o uso do software SmartPLS3.
Com os testes de hipóteses realizados as três hipóteses foram confirmadas: (i) capacidade absortiva apresenta efeito direto e positivo na orientação empreendedora; (ii) capacidade absortiva gera efeito direto e positivo na sustentabilidade; (iii) orientação empreendedora gera efeito direto e positivo na sustentabilidade. Discute-se que os participantes do setor turístico também precisam estar atentos a utilização consciente dos recursos naturais, respeitando a sociedade, gerando benefícios locais aos envolvidos no processo e desenvolvendo uma economia de longa durabilidade (Elmo et al., 2020).
Com base nos resultados entende-se que desenvolver práticas de absorção de conhecimento é importante para as empresas que atuam no turismo. Assim, quanto mais conhecimento adquirido, assimilado, transformado e aplicado, maiores serão os resultados em práticas de sustentabilidade, bem na orientação empreendedora.
Cohen, W. M., and Levinthal, D. A. (1990). Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly, 35(1), 128. Davies, I. A. and Chambers, L. (2018). Integrating hybridity and business model theory in sustainable entrepreneurship. Journal of Cleaner Production, 177, 378-386. Durán-Román, J. L., Cárdenas-Gracía, P. J. and Pulido-Franández, J. I. (2021). Tourists' willingness to pay to improve sustainability and experience at destination. Journal of Destination Marketing & Management, 19, 1-12.