Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS SOBRE ADOÇÃO DAS PRÁTICAS DE CONTABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Gabriel Walter Posser
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - Ciências Contábeis
2 - Ellen Martins Pereira
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - Ciências Contábeis
3 - MARCELO MEDEIROS PEREIRA
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - RS Responsável pela submissão
4 - Satie Oliveira Siqueira
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA
5 - Fabiano Bitencourt Padilha
Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA - UFSM

Reumo

A contabilidade ambiental, tema desta pesquisa está, cada vez mais, evidenciada, devido aos benefícios de sua utilização e a busca de um desenvolvimento sustentável. Sabendo-se que contadores elaboram demonstrativos auxiliadores na tomada de decisão e que estes podem prestar consultoria as empresas.
como a percepção dos profissionais contábeis de Santa Maria - RS pode influenciar a adoção das práticas de contabilidade ambiental nas organizações? Tem-se como objetivo geral identificar a percepção dos contadores do Município de Santa Maria-RS sobre o uso da contabilidade ambiental nas organizações, dividiu-se em específicos: evidenciar a percepção dos contadores sobre as práticas de contabilidade ambiental, identificar as principais práticas de contabilidade ambiental consideradas relevantes pelos contadores e avaliar os fatores que influenciam na adoção dessas práticas.
A importância da contabilidade ambiental é incontestável, na ótica de Silva (2018), visto que, a mesma fornece informações sobre os eventos ambientais da entidade para os usuários da mesma e que os registros dos fatos ambientais tornam a gestão do patrimônio mais transparente e confiável. Dessa maneira, as empresas tornam-se mais transparentes e, consequentemente, mais confiáveis, o que é importante em empresas grandes e principalmente nas de capital aberto.
No que tange a abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, dos objetivos como descritiva, procedimentos técnicos como levantamento de campo e para coleta de dados utilizou-se questionário. Análise dos dados foi realizada a partir das respostas obtidas, essas foram traduzidas em gráficos, após elaborou-se uma escala Likert, por meio das pontuações de cada respondente realizou-se uma estatística descritiva para cada bloco de questões.
Realizou-se análise da influência do contador na adoção das práticas de contabilidade ambiental por meio das médias das pontuações em cada bloco de questões. Como resultado principal teve-se que os contadores perceberam, em sua maioria, os questionamentos como relevantes.
A partir disso pode-se concluir que os profissionais influenciam a adoção das práticas de contabilidade ambiental pelas empresas. Pode-se reconhecer a importância das pesquisas relacionadas à contabilidade ambiental, para contadores, acadêmicos e para a sociedade, visto que, a responsabilidade ambiental diz respeito a todos.
LINS, Luiz dos Santos. Introdução à gestão ambiental empresarial: abordando economia, direito, contabilidade e auditoria. São Paulo: Atlas, 2015. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. tradução Ronald Saraiva de Menezes. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.