Resumo

Título do Artigo

Aplicação dos Princípios da Economia Circular na Gestão da Tecnologia da Informação Verde: Estudo de Caso na Cadeia de Suprimentos de Eletrônicos
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Victor Gabriel Pedroso Lima
Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba
2 - Paula De Camargo Fiorini
Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Administração - Sorocaba / CCGT Responsável pela submissão

Reumo

Devido ao avanço da temática de sustentabilidade ambiental nas discussões das esferas públicas e privadas, bem como da sociedade em geral, as organizações estão cada vez mais preocupadas com seus impactos ao meio ambiente. A tecnologia da informação (TI), por exemplo, embora seja um dos componentes atuais mais importantes do ambiente corporativo, tem ocasionado uma série problemas ambientais (ATTORI et al., 2020). Nesse contexto de destaque das questões ambientais, a economia circular surgiu como uma alternativa aos atuais modelos econômicos baseados na extração-uso-descarte de recursos.
Apesar de toda relevância que a TI verde e a EC possuem no contexto organizacional, a literatura referente à relação dos mesmos é ainda considerada escassa. Sarkis e Zhu (2008) reconhecem a relação entre TI e EC e que a TI como produto pode causar uma grande quantidade de carga ambiental devido aos resíduos e emissões, porém há muito campo para investigação nessa temática (ATTORI et al., 2020). Logo, o objetivo desta pesquisa é analisar como os princípios da economia circular são aplicados à gestão da tecnologia da informação verde em uma organização, por meio da condução de um estudo de caso.
A TI verde se refere à minimização do efeito ambiental negativo da TI, tornando sua fabricação, uso e descarte mais verdes (MOLLA; COOPER; PITTAYACHAWAN, 2011). A EC é vista como uma abordagem emergente voltada ao uso sustentável dos recursos naturais (MCDOWALL et al., 2017) e concentra-se em maximizar a circularidade dos recursos e energia nos sistemas de produção, buscando a maior utilidade dos produtos, componentes e materiais em todos os momentos do ciclo de vida. Dessa forma, a EC representa uma oportunidade de tornar o processo de gestão da TI das empresas um ciclo mais sustentável.
A proposta metodológica do trabalho constituiu na realização de um estudo de caso em uma empresa da cadeia de eletrônicos localizada na região de Sorocaba/São Paulo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e análise documental, trazendo fontes múltiplas de evidências para conferir robustez ao caso.
Os resultados encontrados revelaram que os fundamentos da economia circular são aplicados na empresa a partir de um ciclo fechado que tem início com a coleta de equipamentos eletrônicos pós-consumo, por meio de um sistema de logística reversa, seguida pelo reuso ou reciclagem dos produtos, transformando os resíduos em matéria-prima e peças para novos produtos. Os achados também apresentam diversas práticas de economia circular aplicadas à gestão verde da tecnologia da informação, bem como os benefícios e desafios dessa relação.
Com a condução deste trabalho, foi possível evidenciar a importância da aplicação dos princípios da economia circular para a gestão da tecnologia da informação verde, de forma a disseminar melhores práticas para as empresas da cadeia de eletrônicos e, assim, facilitar e garantir níveis mínimos de impactos negativos das tecnologias ao meio ambiente.
ATTORI, Z. N. B et al. Green Information Technology in Indonesia–A Systematic Literature Review. IPTEK Journal of Proceedings Series, n. 7, p. 78-83, 2020. MOLLA, A.; COOPER, V.; PITTAYACHAWAN, S. The green IT readiness (G-readiness) of organisations: An exploratory analysis of a construct and instrument. Communications of the Association for Information Systems, v. 29, n. 1, p. 67-96, 2011. MCDOWALL, W. et al. Circular economy policies in China and Europe. Journal of Industrial Ecology, v. 21, n. 3, p. 651-661, 2017.