Resumo

Título do Artigo

PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - TERESINHA BARBOSA DE MACÊDO
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL - IFAL - MACEIÓ Responsável pela submissão
2 - ANDRÉ LEITE ROCHA
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL - CAMPUS AVANÇADO DO BENEDITO BENTES

Reumo

O presente estudo aborda a gestão no terceiro setor e as dificuldades enfrentadas pelas organizações da sociedade civil para alcançarem a autosustentabilidade. Nesse contexto, a diminuição do papel do Estado contribuiu para o aumento da demanda pelos serviços prestados pelas organizações da sociedade civil, devido às desigualdades socioeconômicas na sociedade. Com isso, cresceu o número das organizações sociais. O que promove a competitividade e a necessidade de desenvolver competências gerenciais para identificar oportunidades de fortalecer a imagem e alcançar sustentabilidade organizacional.
O problema da pesquisa envolve os desafios enfrentados pelas organizações do Terceiro Setor e como gerem suas atividades e o que fazem para sobreviver às dificuldades que envolvem a gestão de uma organização sem fins lucrativos. Assim sendo e visando responder a esse questionamento a pesquisa teve como objetivo geral: Analisar a gestão do terceiro setor na perspectiva da sustentabilidade organizacional. Pautado em objetivos específicos que permitiram o levantamento de elementos que explicam a sustentabilidade na gestão das organizações do terceiro setor.
O Terceiro Setor é uma atividade bastante jovem e, portanto, ainda não totalmente estruturada na sua gestão com metodologias, processos e uma visão de gestão moderna, que precisa envolver planejamento e avaliação de resultados, com uma efetiva função de governança (SANTOS, 2017, p.13). Assim, torna-se imprescindível adotar estratégias que viabilizem sua sustentabilidade ao longo do tempo, não apenas financeira, mas política e social (PEREIRA ET AL, 2013, p.171). No que tange a sustentabilidade organizacional é preciso desenvolver uma habilidade fundamental: visão sistêmica (TOZZI, 2015, p.43).
Para tanto, o estudo se constituiu de uma pesquisa bibliográfica e descritiva. Foram coletados dados secundários, por meio de livros, artigos, sites, entre outros com o objetivo de compreender as práticas gerenciais desenvolvidas nas organizações e quais fatores limitam o desempenho dessas. Após o levantamento foi realizado o tratamento dos dados por meio de uma abordagem qualitativa.
Os dados bibliográficos analisados apontam que a gestão nas organizações do terceiro setor se diferencia dos demais setores em aspectos estruturais e de operações. Nesse contexto, sustentabilidade dessas esbarra no apoio financeiro, apesar das diversas formas de captação de recursos. Considerando que, a gestão é fator preponderante para a sustentabilidade organizacional, compreendeu-se que se faz necessário e urgente um reordenamento da estrutura organizacional e uma postura profissional dessas organizações, sem perder a sua finalidade social.
Comungamos do pensamento de Tozzi (2017, p.7), sobre a necessidade de “[...] transformar o ‘mindset’ da sociedade, sobretudo do terceiro setor, de ‘coitadinho’ e ‘pedinte’ para gestor de negocio social”. Para isso, poderia se basear nos princípios do empreendedorismo social e focar na sistematização das práticas de gestão relacionadas à efetivação da profissionalização dessas; construir uma estrutura propicia para captação de recursos (públicos e privados). E, a partir do seu autoconhecimento desenvolver serviços que possam gerar receitas recorrentes, na perspectiva de autossustentar-se.
PEREIRA, R. S; ET AL. Especificidades da Gestão no Terceiro setor. Rev. Organizações em Contexto, n. 18, 2013. SANTOS, Arlete Prieto dos. A gestão do terceiro setor e suas funcionalidades. Disponível em: https://www.tozzi.com.br/downloads-de-materiais/gestao-do-terceiro-setor. TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções gerenciais. Rio de Janeiro: FGV, 2009. TOZZI, José Alberto. ONG Sustentável: o guia para organizações do terceiro setor economicamente prósperas. SP: Gente, 2017. TOZZI, José Alberto. S.O.S ONG: Guia de gestão para organizações do terceiro setor. SP: Gente, 20