Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO APRECIATIVA INTEGRADA ÀS MUDANÇAS MAIS SIGNIFICATIVAS COMO SENSO DE PROPÓSITO: UM ESTUDO DE CASO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DA UFRPE
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA (12389021468)
Universidade Federal Rural de Pernambuco - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão
2 - MARIA TEREZA DA CÂMARA LIMA ARAÚJO DE SOUZA
-

Reumo

O foco do estudo recai no Eixo de Ação 05 (Incremento da Coleta Seletiva Institucional e a Destinação Correta de Resíduos), como recorte extraído do Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PLS/UFRPE). O norteador do trabalho aponta para o desenvolvimento de uma avaliação apreciativa, pensada a partir das evidências colhidas das perspectivas dos participantes de uma gestão, verificando se elas registram mudanças significativas que atingem indivíduos, grupos e a própria organização gestora de um programa (SHAH, 2014). Um senso positivo de propósito foi criado.
O problema de pesquisa discute a construção de práticas de avaliação voltadas para abordagens positivas e generativas capazes de gerar diversas formas de conhecimento e fomentar a deliberação participativa sobre o mérito e o valor de um programa, ao lado das mudanças significativas ocorridas dentre aqueles que dele participam. Assim, buscou-se fazer uma avaliação apreciativa integrada às mudanças mais significativas ocorridas na esfera do Plano de Logística Sustentável da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PLS/UFRPE) segundo os integrantes dos órgãos responsáveis por sua implementação.
Juntas a Investigação Apreciativa (IA) e o estudo das mudanças significativas constituem o referencial aplicado a um processo de avaliação, como prática institucional. Entende-se que esse processo requer a articulação de questões que preparem o cenário referente ao que é descoberto na avaliação, apoiando-se em histórias e narrativas a partir das quais o futuro possa ser construído e um senso de propósito possa ser criado (PRIEST et al., 2013). Já a abordagem da mudança mais significativa representa uma forma de monitoramento e autoavaliação participativos a ser colaborativamente desenvolvidos.
Na visão construtivista da IA, a tipologia adotada na pesquisa implicou a realização de um estudo exploratório, descritivo e contextual, desenvolvido mediante um esquema qualitativo e interpretativo de análise de conteúdo, sobretudo expressa por diálogos, conversações e escolhas feitas pelos participantes. No protocolo da pesquisa calcado no modelo de 5-D e introduziu-se informações que orientaram o levantamento documental e a coleta de dados, extraídos de um roteiro de perguntas semiestruturado eletronicamente enviadas aos participantes, mediante um programa de entrevistas em épocas de COVID.
Na esfera do PLS/UFRPE enfocou-se as experiências ligadas às mudanças mais significativas mediante os domínios vinculados desde o nível individual, grupal e organizacional. Também se identificou os fatores de sucesso destacados pelos participantes, entendidos como subsídios e elementos que alimentam possibilidades de futuro, sendo esta uma forma de direcionar esforços e recursos para o alcance de resultados. A análise recaiu no próprio potencial da universidade interpretado como um de seus pontos fortes a serem explorados e valorizados, como parte do cumprimento de seu propósito e missão.
O estudo representou uma proposta generativa de estratégia de avaliação apreciativa que compreendeu os níveis individual, de grupo e organizacional visando ao alcance do PLS/UFRPE. Isto permitiu: a) desenvolver a capacidade de reflexiva para que as pessoas possam entender e superar seus limites; b) discutir a necessidade de transparência acerca dos resultados das ações e das inovações postas em prática; c) construir ambientes participativos envolvendo o diálogo contínuo e a troca de experiências, com foco na compreensão das mudanças mais significativas que esse processo conseguiu evidenciar.
DAVIES, R.; DART, J. Adaptation of the Most Significant Change Technique. A Participatory Monitoring, Evaluation and Adaptive Management Tool for Complex Situations. Technical Brief. Baltimore: The Challenge Initiative, June, 2019. PRIEST et al. Appreciative Inquiry: A Tool for Organizational, Programmatic, and Project-Focused Change. The Journal of Leadership Education, v. 12, n. 1, p. 18-33, 2013. SHARP, C.; BARRIE, K.; MEYER, J. How being appreciative creates change – theory in practice from health and social care in Scotland. Action Research, v. 16, n. 2, p. 223–243, 2018.