Resumo

Título do Artigo

PRESUC – PREVENÇÃO E SUSTENTABILIDADE NAS CIDADES - CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE.
Abrir Arquivo

Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Elisete Dahmer Pfitscher
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Cse
2 - Esther Devantier Mendes
Centro Universitário UniGuairacá - Centro Universitário UniGuairacá
3 - Maria Denize Henrique Casagrande
- CCN/CSE/UFSC Responsável pela submissão
4 - Pedro Silvino Pfitscher
Universidade Estácio de Sá - Florianópolis / Turismo

Reumo

A sustentabilidade tem sido um tema relevante na atualidade e especificamente com a problemática da Covid 19. As cidades em um primeiro momento não conseguem atender as demandas normais da sociedade e com o avanço da pandemia isto fica ainda mais reverente e prejudicial a sociedade como um todo. Os gestores destas precisam procurar formas de obter a sustentabilidade ambiental, social, econômica e prever situações como a da pandemia Covid-19, proporcionando melhorias nestas cidades para melhor qualidade de vida de seus munícipes.
A problemática desta pesquisa resumida na questão-problema: Como desenvolver um sistema que possa auxiliar na prevenção e sustentabilidade das cidades da região Sul. Neste sentido, para responder a este questionamento tem-se o objetivo geral: Construir um modelo de avaliação de prevenção e sustentabilidade para as cidades na região Sul.
Na fundamentação teórica aborda o estudo dos temas: Responsabilidade Social e Sistema de Gestão Ambiental e, Construções Sustentáveis e Cicloturismo. Para dar conta do assunto preocupou-se me trazer os autores renomados que trabalham com tais temas e apresenta-se também um pouco sobre o modelo SICOGEA Sistema Contábil de Gerenciamento Ambiental que é uma ferramenta de gestão para guiar estudos acadêmicos. Como se trata de um método que pode ser adaptado a várias linhas de pesquisa, se fez uma adaptação do SICOGEA para a estruturação deste trabalho científico.
A pesquisa se caracteriza quanto a abordagem como pesquisa qualitativa, pois permite aos tomadores de decisão uma fonte fidedigna da situação atual, da previsão de cenários e da provisão de materiais contribuindo para a otimização dos resultados pretendidos no enfrentamento da pandemia COVID 19. Quanto aos objetivos considera-se descritiva, no que se refere aos procedimentos estudo multi-caso. A trajetória metodológica divide-se em três fases. A primeira: fundamentação teórica com estudo dos temas Responsabilidade Social e Sistema de Gestão Ambiental e, Construções Sustentáveis e Cicloturismo
Este trabalho teve a base estruturado no Modelo SICOGEA e nesta perspectiva, após análise preliminar para a construção do modelo adaptado ao status da COVID 19 e a preocupação dos gestores com a qualidade de vida de seus munícipes, apresenta-se indicadores sobre Aspectos e Impactos ambientais nas cidades, Recursos Humanos disponíveis para atendimento, Disponibilidade de Capital, Utilização de Parques, Educação Ambiental nas escolas, Cicloturismo e Turismo Sustentável. Para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
Pode-se ter uma inovação e por isso, um novo sentido com envolvimento de profissionais da saúde com explicações e esclarecimentos sobre a situação das cidades e melhor qualidade de vida de seus munícipes. Quanto a extensão, por apresentar a sociedade uma melhor forma de entender e atender suas demandas. Assim como, pode auxiliar a tomada de decisões por parte dos gestores. E o SICOGEA objetiva o gerenciamento dos aspectos ambientais com vistas à sustentabilidade de recursos e processos da organização. Aborda uma série de questões que envolvem da cadeia produtiva até a gestão de recursos.
ANDRETT, M. C. S.; LUNKES, R. J.; ROSA, F. S.; BRIZOLLA, M. M. B.. Eficiência dos Gastos Públicos em Saúde no Brasil: Estudo Sobre o Desempenho de Estados Brasileiros. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. v. 7, N.2, p. 114-128, 2018. COLE, B. P. ; NILSON, M. ; PFITSCHER, Elisete Dahmer . Análise da Sustentabilidade Ambiental em uma Lavanderia Hospitalar: estudo de caso em um hospital privado e filantrópico de Santa Catarina. In: 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2014, Florianópolis. Anais do 5º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças, 2014.