Resumo

Título do Artigo

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO FORMA DE INSERIR A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO TÉCNICA: um estudo sob a ótica de cursos técnicos em Administração
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Vanessa de Campos Junges
- Programa de Pós-Graduação em Administração / Doutorado Acadêmico
2 - Natália Pavanelo Pivetta
Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
3 - Simone Alves Pacheco de Campos
-
4 - Flavia Luciane Scherer
- Universidade Federal de Santa Maria

Reumo

Ao considerar as metodologias ativas como uma alternativa para criar espaços de construção de conhecimento, este ensaio parte do argumento de que o incentivo à sustentabilidade em sala de aula pode advir da união entre as metodologias ativas e as competências para sustentabilidade. Para tanto, realizou-se uma articulação teórica entre metodologias ativas, sustentabilidade e competências para sustentabilidade a fim de interrelacionar os assuntos em busca de alternativas para a formação de um egresso mais crítico frente as questões de sustentabilidade. Diante disso, por meio deste ensaio conseguiu-se delinear um framework orientado a formação de um egresso no curso técnico em Administração com perfil crítico, formado a partir de uma ideia de sala de aula interativa, apto a análise reflexiva, capaz de trabalhar em equipe, ser criativo e possuir iniciativa e autonomia. Logo, este indivíduo será capaz de conciliar os conhecimentos teóricos aprendidos com os diferentes elementos contemplados pela sustentabilidade, a fim de contribuir para a sociedade, o ambiente e a economia.
Considering active methodologies an alternative to create a knowledge construction environment, this essay begins from the argument that the incentive to sustainability in the classroom can come from the union between active methodologies and competences for sustainability. Therefore, a theoretical articulation between active methodologies, sustainability and competences for sustainability was carried out in order to interrelate the issues in search of alternatives for the formation of a more critical graduate in the face of sustainability issues. Therefore, through this essay it was possible to delineate a framework oriented to the formation of a graduate in the technical course in Administration with a critical profile, formed from an idea of an interactive classroom, capable of reflective analysis, capable of working in a team, be creative and possess initiative and autonomy. Therefore, this individual will be able to reconcile the theoretical knowledge learned with the different elements contemplated by sustainability, in order to contribute to society, the environment and the economy.