Resumo

Título do Artigo

PANORAMA ACADEMICO-CIENTÍFICO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Iluska Lobo Braga
- Universidade do Grande Rio
2 - Maria Cristina Fogliatti de Sinay
- Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
3 - André Luís Faria Duarte
Comissão Nacional de Energia Nuclear - Sede Responsável pela submissão

Reumo

Para que as empresas possam implementar a Contabilidade Ambiental, se faz necessária uma preparação técnica sobre diversos assuntos relacionados, destacando dentre outros, quesitos sobre a política ambiental vigente, gastos e ganhos associados com controle ambiental, custos para recuperar áreas degradas, riscos ambientais, possíveis desvalorizações a serem sofridas pós auditoria ambiental e investimentos realizados em tecnologia ambientalmente adequada. O conhecimento destes temas, são obtidos prioritariamente nos cursos de Pós-Graduação em Ciências Contábeis.
A pergunta do presente estudo é: como a pós-graduação brasileira na área de Contabilidade está enfrentando os desafios do paradigma da sustentabilidade, em especial no ensino e pesquisa da Contabilidade Ambiental? Assim sendo, o objetivo do presente trabalho é apresentar a pós-graduação brasileira em Contabilidade com ênfase no ensino e pesquisa da Contabilidade Ambiental para, a partir das informações levantadas, elaborar um prognóstico da área.
Para Gonçalves e Heliodoro (2005, p. 84), a importância da Contabilidade Ambiental na tomada de decisões dos gestores reside na sua utilização para demonstrar a responsabilidade ambiental da empresa, além de assumir um papel estratégico por evidenciar ações proativas adotadas pelas empresas. Sinay et al. (2013) efetivaram uma pesquisa nesses programas na área de Administração para identificar a efetiva inserção do tema de gestão ambiental no ensino, observando que o interesse do ensino dessa área teve início no começo do século XXI.
Pesquisa documental que se apoia em dados secundários obtidos de documentos oficiais: Plataforma Sucupira, Domínio Público da CAPES, site dos Grupos de Pesquisa do CNPq e periódicos brasileiros. Em relação à análise das informações secundárias, a pesquisa se classifica como mista: qualitativa, ao abordar aspectos subjetivos, e quantitativa, ao analisar aspectos objetivos com uso da estatística descritiva. Quanto ao seu objetivo, se caracteriza como descritiva, pois observa fatos, os registra, os analisa e os interpreta sem qualquer interferência nos mesmos.
Destacam-se o escasso número de cursos de pós-graduação existentes no Brasil em Contabilidade frente ao número de matrículas e de graduados na área; pouca representatividade de temas da Contabilidade Ambiental nas disciplinas, nas dissertações e teses, replicando-se esta situação nas pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisa e nas publicações científicas em periódicos brasileiros com percentagens pouco significativas em relação a publicação total.
Este trabalho tem como principal contribuição alertar pesquisadores da área quanto a necessidade de focar temas da Contabilidade Ambiental, tanto no ensino quanto na pesquisa, de forma de colaborar com o desenvolvimento sustentável do País. A carência destes quesitos ficou em evidência após o tratamento das informações levantadas. Outra contribuição importante foi ressaltar os temas da Contabilidade Ambiental efetivamente tratados.
Gonçalves, S. S. & Heliodoro, P. A. (2005) A Contabilidade Ambiental como um novo Paradigma. Revista Universo Contábil, 1(3), 81-93. Palma, L. C., Oliveira, L. M., & Viacava, K. R. (2011). Sustainability in Brazilian Federal Universities. International Journal of Sustainability in Higher Education, 12(3), 250-258. Sinay, M. C. F., Dalbem, M. C., Loureiro, I. A., & Vieira, J. M. (2013). Ensino e Pesquisa em Gestão Ambiental nos Programas Brasileiros de Pós-Graduação. RAM - Revista Administração Mackenzie, 14 (3), 55-82.