Resumo

Título do Artigo

EFEITO SPILLOVER DE COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA ANÁLISE SOB A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA COVID-19.
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alan Kleiton Cardoso Feitosa
Universidade Federal do Ceará - PPAC Responsável pela submissão
2 - José Carlos Lázaro da Silva Filho
- Universidade Federal do Ceará
3 - Francisca Rozangela Lopes de Sousa
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA (PPAC)
4 - MEIRILANE DO NASCIMENTO
Universidade Federal do Ceará - UFC - Ppac
5 - Cláudia Buhamra Abreu Romero
- Universidade Federal do Ceará

Reumo

O local de trabalho pode se tornar um locus importante para desenvolver hábitos que podem “transbordar” e promover estilos de vida sustentáveis. Esse transbordamento (Spillover) refere-se ao efeito observável e causal que um comportamento tem sobre outro em situações e locus distinto(Dolan & Galizzi, 2015). Esta pesquisa tem como objetivo identificar os comportamentos ambientais transbordados do trabalho para o lar, e descrever os efeitos na pandemia Covid-19 sobre esses comportamentos.
No intuito de se ampliar o conhecimento, busca-se responder ao seguinte questionamento: Quais as mudanças no comportamento pró-ambiental de funcionários da construção civil, anteriormente identificados com o efeito Spillover, devido a pandemia da Covid-19?
Apresenta-se uma sessão abordando o comportamento sustentável na pandemia e logo em seguida comportamento “transbordando” de um locus: Spillovers.
Quanto aos aspectos metodológicos, a natureza desse estudo quanto a abordagem é qualitativa, para a coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: pesquisa documental de dados secundários, entrevista semiestruturada, grupo focal e observação direta, contendo as seguintes descrições: cinco grupos focais (dois com equipes administrativas, do escritório central e do canteiro de obras e três com operários de duas obras distintas), 2 períodos de observação direta (não participativa) na residência dos funcionários, uma em 2019 e outra em 2021, no período da pandemia.
A análise das respostas obtidas foi realizada por meio da análise de conteúdo. A abordagem qualitativa utilizada para investigação do efeito Spillover no comportamento, segundo Galizzi e Whitmarsh (2019), proporciona a compreensão dos condutores, barreiras e mecanismos do transbordamento.
Percebeu-se que as práticas sustentáveis que transbordaram do trabalho para suas residências mostraram-se não temporárias, mas permanentes, resistindo até mesmo às rígidas normas de isolamento devido à pandemia. Espera-se que a presente pesquisa possa contribuir de forma relevante na esfera social, acadêmica e empresarial.
O’Connor, P., & Assaker, G. (2021).; Tenenbaum, L. (2020); Scherer, F. M., & Santos, C. P. dos. (2020); Kirk, C. P., & Rifkin, L. S. (2020); Hall, C. M., Scott, D., & Gössling, S. (2020); Alla, K. R., Hassan, Z., & Chen, S. Der. (2020); Zerbini, C., Vergura, D. T., & Latusi, S. (2019); Schäfer, M., & Süßbauer, E. (2018); Nilsson, A., Bergquist, M., & Schultz, W. P. (2017);