Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO TERCEIRO SETOR
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Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gabriele da Cunha Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Curitiba Responsável pela submissão
2 - Michele Estarneks Peixoto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Administração

Reumo

O presente estudo tem como foco o estudo da avaliação de desempenho das organizações do terceiro setor devido a sua grande relevância para a sociedade relacionado ao impacto social que estas causam. Principalmente porque, segundo Pinto e Coronel (2017, p. 108), as organizações adquirem recursos a fim de transformá-los para que sejam fornecidos produtos e serviços com o objetivo de resolver problemas dos usuários e das pessoas.
Esta pesquisa tem como problema de pesquisa "Como a eficácia pode ser utilizada como indicador de impacto social das organizações não governamentais do setor de desenvolvimento integral de pessoas?". Como objetivo geral "Identificar e analisar o potencial da eficácia enquanto indicador de impacto social das organizações não governamentais do setor de desenvolvimento integral de pessoas."
Inicia-se pela contextualização do Terceiro Setor no Brasil. Apresentamos os atributos e aspectos da Avaliação de Desempenho, seguido pela sua contextualização no setor analisado. Em sequência descrevemos a Eficiência e Eficácia na Avaliação de Desempenho e os principais modelos de Avaliação de Desempenho relacionados à Eficiência e Eficácia.
A pesquisa documental de dados secundários permitiu uma pesquisa empírica para análise do conteúdo. Assim, por meio do método hipotético-dedutivo, elaborou-se quatro hipóteses.
Dentro da análise dos modelos de indicadores existentes, percebemos que há um equilíbrio na distribuição entre indicadores que avaliam a eficácia e eficiência. Os resultados obtidos ressaltam a necessidade de uma maior clareza sobre o que de fato representa a eficácia da organização.
O trabalho contribuiu com a ampliação da investigação e desenvolvimento do campo de pesquisa acerca do Terceiro Setor e a sua avaliação de desempenho. Durante este estudo foi possível identificar que as principais dificuldades de avaliar a eficácia é a falta de estrutura das organizações, assim como, a falta de conhecimento das ferramentas apropriadas para mensuração do desempenho. Recomenda-se para pesquisas futuras uma análise dos modelos dispostos à luz da sua adequação à realidade do Terceiro Setor.
PINTO, N; CORONEL, D. Eficiência e eficácia na administração: proposição de modelos quantitativos. Revista Unemat de Contabilidade, 2017. v. 6, n. 11.