Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A PERFORMANCE ECONÔMICA-FINANCEIRA: análise entre empresas energética integrantes e não integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial.
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Dália Valim Campos
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Departamento de Ciências Contábeis - DCCO/FACSAE Responsável pela submissão
2 - João Paulo de Oliveira Louzano
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - DCCO/FACSAE
3 - Anelisa de Carvalho Ferreira
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - FACSAE
4 - Vasconcelos Reis Wakim
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

O cenário empresarial revela que as organizações estão incorporando em seus planejamentos estratégicos uma postura organizacional diferenciada, abandonando a busca imediatista por resultados financeiros superavitários, e passando a se preocupar também com os aspectos ambientais e sociais e os impactos causados pelas externalidades negativas de suas atividades no meio em que estão inseridas. Esse comportamento das companhias, são norteadas a partir de uma postura mais ética, transparente, que procura transmitir gradualmente responsabilidade no que tange a realidade social, ambiental e cultural.
Esta pesquisa procura contribuir e averiguar a associação entre duas áreas distintas: a socioambiental e a econômico-financeira, com intuito de responder ao seguinte questionamento: A Responsabilidade Social Corporativa influência a Performance Econômico-Financeira das organizações empresariais do setor energético listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3? O objetivo consiste em verificar se a participação no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 influência positivamente na performance econômico-financeira das empresas do setor energético brasileiro.
De acordo, com Ashely (2002) a Responsabilidade Social Corporativa pode ser conceituada como o comprometimento permanente das organizações para com a sociedade, cuja a participação das empresas não se limita somente na maximização dos lucros, geração de empregos e ao pagamento de impostos, porém alcança uma gestão eficiente e ética, que corresponde como uma forma de accountability do desempenho empresarial, que concerne uma maneira coerente de agir, de impactar e de se relacionar com seus stakeholders, acarretando resultados positivos para a sociedade no qual está inserida.
Do ponto de vista metodológico e por suas características, esta pesquisa se classifica como descritiva e explicativa, com relação a abordagem da pesquisa está se configura como quantitativa, no que tange aos procedimentos estes são qualificados como bibliográficos e documentais.
Quando analisamos a questão das variáveis dummy empregadas no estudo, relativas ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (proxy da sustentabilidade) dos modelos de desempenho econômico-financeiro, Retorno sobre o Ativo e Margem Ebtida, verifica-se que estes não apresentaram significância estatística, evidenciando de forma geral que estar listado no ISE não gera desempenho-econômico superior aos das empresas não componentes do índice. Tal constatação está em concordância com diversos estudos presentes na literatura, como o de: (BORBA; 2005).
Os resultados encontrados na pesquisa, enfatizam que estar listada no Índice de Sustentabilidade Empresarial não acarreta desempenho econômico-financeiro superior aos das empresas que não integram a respectiva carteira. Todavia, as variáveis explicativas Alavancagem e Tamanho da Empresa expressaram, nos dois modelos econométricos significância estatística, podendo validar que o Endividamento e o Tamanho da Empresa influenciam na performance econômico-financeira empresarial.
ASHELY, P. A. (coord.) Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo: Saraiva, 2002. BORBA, P. R. T. da. Relação entre o desempenho social corporativo e o desempenho financeiro de empresas no Brasil. 2005. (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-17082005-155828/en.php. Acesso em: 29 nov. 2020.