Resumo

Título do Artigo

PRATICAS SUSTENTAVEIS NAS EXPORTAÇÕES DE ATIVOS NÃO PRODUZIDOS
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Nicodemos Araújo Costa
Universidade do Vale do Itajaí - Univali - Univali Responsável pela submissão

Reumo

A exportação se configura como principal estratégia encontrada pelas empresas para implementar o processo de internacionalização. Assim, dentro desse processo de internacionalização as empresas são motivadas a adotar práticas sustentáveis para exportação de ativos não produzidos, pois a sustentabilidade gera competitividade, que gera benefício sociais através da geração de emprego e renda para as pessoas. Pensar em sustentabilidade organizacional é pensar nas mudanças, no meio ambiente, nas pessoas e comportamentos. Portanto, dentro do contexto de internacionalização, as empresas são conduzidas, de forma natural, a buscar o equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais. Com o objetivo geral deste ensaio busca-se analisar as práticas sustentáveis adotadas pelas Multinacionais exportadoras de ativos não produzidos. A questão-problema elaborada para ser respondida é a seguinte: O que torna a empresa internacionalizada mais sustentável? A metodologia aplicada possui características qualitativas. As contribuições esperadas estão balizadas em três direcionamentos: primeiro com a contribuição teórica no avanço da discussão da internacionalização para a busca de recursos naturais e a sustentabilidade. Em segundo, contribuição nas práticas organizacionais que se alinhem a sustentabilidade e por fim, a contribuição social que está voltada para as preocupações das organizações com vistas a sustentabilidade social.
Export is the main strategy found by companies to implement the internationalization process. Thus, within this internationalization process, companies are motivated to adopt sustainable practices for the export of non-produced assets, as sustainability generates competitiveness, which generates social benefits through the generation of jobs and income for people. Thinking about organizational sustainability is thinking about changes, the environment, people and behaviors. Therefore, within the context of internationalization, companies are naturally led to seek a balance between economic, social and environmental dimensions. The purpose of this essay is to discuss the sustainable practices adopted by multinationals that export non-produced assets. The problem-question created to be answered is the following: What makes the internationalized company more sustainable? The methodology applied has qualitative characteristics. The expected contributions are based on three directions: first, with the theoretical contribution in the advancement of the discussion of internationalization for the search for natural resources and sustainability. Second, contribution to organizational practices that align with sustainability and, finally, social contribution that is focused on the concerns of organizations with a view to social sustainability.