Resumo

Título do Artigo

NAVIO SUSTENTÁVEL: UMA ALTERNATIVA PARA REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Manoella Elias Gomes Campelo
FATEC BS - Prof. Rubens Lara - Logística Responsável pela submissão
2 - Leandro de Oliveira Santos
FATEC BS - Prof. Rubens Lara - FATEC BS - Prof. Rubens Lara
3 - Luis Fernando Costa Compiani
-

Reumo

Mundialmente o transporte marítimo é um dos principais transportes comerciais. Segundo a Organização Marítima Internacional (OMI), movimenta internacionalmente mais de 80% do comércio global (ONU, 2020). Por esse motivo, o interesse por inovações é cada vez mais aperfeiçoado e constante. Pensando no meio ambiente e no aquecimento global, a OMI, estabeleceu medidas para diminuir a emissão de gases liberado por navios. Com isso, as empresas começaram a pensar no conceito de navio sustentável, na tratativa de reduzir os impactos ambientais.
O setor de transportes é um dos setores que contribui de forma negativa para o aquecimento global e as embarcações compõem uma parcela significativa deste setor. Em relação ao setor automobilístico, ainda existe um número muito reduzido de embarcações autossustentáveis ou até mesmo híbridas e eficientes energeticamente (SIMÕES, 2020). Este artigo apresenta os impactos ambientais causados por navios, e as alternativas criadas por navios sustentáveis para redução de impactos ambientais.
O transporte marítimo e a infraestrutura portuária, são o principal elo do setor produtivo nacional e mundial. Segundo CNI (2020) em 2019, o país exportou 643 milhões de toneladas pelo modal marítimo, sendo 7% correspondente à movimentação de contêineres. Água de lastro, emissão de gases, resíduos e combustíveis, são os principais impactos causado pelo transporte marítimo. Os navios sustentáveis tem por primícias a utilização de sistemas que ajudam diminuir os impactos ambientais. O uso de energia renovável é a principal alternativa para esses impactos.
O tipo de pesquisa desse artigo, tem cunho qualitativo, e como metodologia, uma revisão bibliográfica, através de artigos, livros, trabalhos em geral, sendo realizado de uma forma descritiva e exploratória.
No sentido de seguir as normas de OMI para redução de impactos ambientais, algumas empresas criaram navios sustentáveis. O E-Ship 1 é um navio cargueiro com turbinas eólicas, assim como o projeto Oceanbird, um navio cargueiro movido a energia eólica com velas. A empresa Norueguesa Yara, construiu o primeiro navio autônomo, movido a bateria e energia solar. O grupo CMA CGM lançou em 2020, o maior e primeiro porta-contêineres movido GNL do mundo. AP Moller-Maersk, apresentará em 2024, o primeiro de uma série inovadora de 8 navios cargueiro, capazes de operar com metanol neutro em carbono.
Os navios são instrumentos essenciais para o comércio nacional e internacional, porém gera um grande impacto ambiental. Ainda existe uma pequena parcela de armadores tomando medidas para reduzir esses impactos. Os navios sustentáveis tornaram-se uma realidade no que se diz respeito a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Observou- se que a utilização de sistemas para diminuir emissão de gases poluentes é o principal enfoque nos navios sustentáveis, onde o desempenho das empresas nessa questão é muito importante para as mudanças climáticas.
Confederação Nacional da Indústria. Evolução do mercado mundial de transporte de contêineres. Confederação Nacional da Indústria. – Brasília: CNI, 2020. ONU Nações Unidas Brasil. ONU News - Perspectiva Global Reportagens Humanas. 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/09/1727312. Acesso em: 10 ago 2021. SIMÕES, Raphael Souza Freire. Uso de energias sustentáveis em navios de recolha de resíduos. Instituto Superior de Engenharia do Porto, Portugual. 2020.