Resumo

Título do Artigo

INDUTORES DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL PARA ORGANIZAÇÕES HÍBRIDAS: estudo multicaso em negócios de impacto social
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Seimor Walchhutter
- Vila Mariana - Eseg Responsável pela submissão

Reumo

Os novos modelos de gestão apresentados pelos Negócios de Impacto Social (NIS) emergem nesse contexto como novas formas de gerir negócios para conciliar objetivos inicialmente paradoxais: maximização financeira e econômica versus mitigação de passivos ambientais e inclusão social, conforme demonstram os resultados dos estudos de Sen (2000), Borzaga, Depedri e Galera (2012). Nesse sentido, as literaturas que buscam definir os Negócios de Impacto Social, ainda não encontram convergência entre seus achados, pois apresentam distintas abordagens (SMITH; LEWIS, 2013; BATTILANA; LEE, 2014)
Em que medida os fatores que constam nos quatro subsistemas de aprendizagem organizacional estão presentes no processo de aprendizagem dos Negócios de Impacto Social? Quais destes fatores apresentamse como indutor desse processo?O objetivo deste trabalho é examinar os fatores indutores da aprendizagem organizacional associados aos NIS a partir dos quatro subsistemas da aprendizagem organizacional apresentados por Darwin, (2017) quais sejam: organização, pessoas, conhecimento e tecnologia.
A aprendizagem organizacional se desenvolve nas organizações a partir da implementação de uma aprendizagem sistêmica (double looping) por meio de um circuito retroalimentado no qual desafia-se conceitos preestabelecidos por meio da inovação de ideias (CYERT; MARCH, 1963; SENGE, 1990; MOTTA; VASCONCELOS, 2010).
Pesquisa qualitativa de caráter exploratório-explicativa a partir da estratégia de múltiplos casos. Em relação aos critérios teóricos que influenciaram a escolha dos casos elegeu-se a missão declarada, o tipo de negócio, ramos de atuação, restrição à divisão dos lucros e os tipos de tensões que envolvem os NIS. Em relação aos critérios de campo, elegeu-se aquelas que fossem financeiramente autossustentáveis e possuíssem real possibilidade de escalabilidade. O principal procedimento utilizado para a coleta dos dados primários foram as entrevistas orientadas por roteiro semi-estruturado.
Ao percorrer a temática sobre os Negócios de Impacto Social a partir da lente teórica do hibridismo organizacional, verifica-se que à medida em que as fronteiras entre os setores da sociedade se sobrepõem. A busca por essa lógica implica em tensões, identificadas nessa pesquisa como “inerentes” caracterizando-se como elemento distintivo à natureza dos NIS e nesse sentido, como principal indutor do processo de aprendizagem.
A contribuição teórico-empírica por meio dos seguintes resultados: (i) propor que as tensões-inerentes se constituem como fator indutor ao processo de aprendizagem e resiliência dos Negócios de Impacto Social, (ii) ao propor uma Estrutura Teórico-explicativa que possa indicar um caminho específico para criação de um Modelo Teórico-explicativo à compreensão dos NIS.
CYERT, R. M.; MARCH, J. G. A behavioral theory of the firm, (1963); DARWIN, C. Building a learning organization (2017); DEFOURNY, J.; NYSSENS, M. Fundamentals for an international typology of social enterprise models, (2017a); DOHERTY, B; HAUGH, H; LYON, F. Social enterprises as hybrid organizations: A review and research agenda. International Journal of Management Reviews (2014); VASCONCELOS, I. F. G. et al. Organizações pós-burocráticas e resiliência organizacional, (2017).