Resumo

Título do Artigo

UBERIZAÇÃO E RESILIÊNCIA DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Laísa Santos Magalhães
- Coração Eucarístico Responsável pela submissão
2 - Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Reumo

Partindo das discussões acerca da sustentabilidade e dos novos negócios de impacto voltados para a cadeia de reciclagem, destacam-se algumas turbulências enfrentadas pelos catadores de materiais recicláveis dentro da cadeia de reciclagem contemporânea.
Dentre as turbulências, cita-se a uberização da reciclagem, que ocorre a partir do momento que é difundida a ideia de um efetivo gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos por meio de alguns aplicativos que conectam os catadores com os resíduos, mas que podem intensificar a exclusão entre os catadores e estimular a concorrência entre eles. O que leva este artigo a discutir sobre as turbulências enfrentadas na cadeia de reciclagem motivadas pela uberização do setor.
Diante de tais fatos, se faz necessário uma mudança de paradigma quanto aos serviços de catação e a valorização dos catadores, sendo de suma importância uma gestão integrada dos RSU por meio das práticas de reciclagem que busquem uma inclusão dos catadores de materiais recicláveis nos processos de coleta seletiva (Moura et al., 2018). Pois, o catadores além de serem responsáveis por 90% dos resíduos que são reciclados e destinados corretamente no Brasil, os mesmos ainda fazem um resgate social dos indivíduos que vivem as margens da sociedade (Cardoso, 2009).
Para desenvolvimento dessa pesquisa teórica, foi realizado um estudo bibliográfico. Foram levantados alguns dados secundários voltados para o tema dos resíduos, dos catadores de materiais recicláveis, das novas tendências presentes na cadeia de reciclagem, da uberização e resiliência.
Tomando como base os dados secundários levantados, percebe-se que com a entrada de alguns atores e novas formas de trabalho na cadeia de reciclagem, os catadores de materiais recicláveis estão lidando com mais uma forma de exploração, sendo a indústria da reciclagem a principal beneficiada. Mas que apesar desse contexto, os catadores buscam se articular para superar essas novas formas.
Portanto para superar esses impactos tecnológicos negativos, os catadores, assim como, as cooperativas de catadores de materiais recicláveis buscaram atuar através dos movimentos, como no caso do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o qual possibilitou que os mesmos desenvolvessem a capacidade de se adaptar e sobretudo a resiliência organizacional, por meio de sua atuação em redes de economia popular e solidária, promovendo assim uma reciclagem inclusiva.
Cardoso, A. 2009. A crise financeira e os catadores de materiais recicláveis. In: IPEA. Boletim mercado de trabalho, n. 4. Cardoso, A. 2020. A Uberização Da Coleta Seletiva: Reflexões Sobre As Novas Formas De Trabalho Na Era Da Economia Digital. Revista Contraponto - Edição Especial VIII Seminário Discente (2019) v. 7, n. 2. Hillmann, J., & Guenther, E. 2020. Organizational Resilience: A Valuable Construct for Management Research?. International Journal of Management Reviews. vol 23, 1. https://doi.org/10.1111/ijmr.12239.