Resumo

Título do Artigo

AÇÕES DE MARKETING VERDE EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO TÊXTIL NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jaqueline dos Santos Lemos
Universidade Estadual da Paraíba - Administração
2 - Francisca Rozangela Lopes de Sousa
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA (PPAC)
3 - Geymeesson Brito da Silva
Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD Responsável pela submissão
4 - Mary Dayane Souza Silva
Universidade Federal do Pernambuco - Administração
5 - Moniele de Fátima Diniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O marketing sempre foi visto como uma ferramenta usada nas empresas, para influenciar e estimular as pessoas a consumirem cada vez mais. O fato é que o crescimento do consumo, principalmente nas últimas décadas sem responsabilidade ambiental, intensificou a exploração de recursos naturais e gerou resíduos poluentes, que foram produzidos pelo descarte do produto e suas embalagens, e também pelos insumos gerados no processo produtivo (DIAS, 2012). Desse modo, surge o Marketing Verde, que tem como principal objetivo disseminar os valores ligados às questões ambientais de determinadas empresas.
A indústria brasileira têxtil é causadora de grandes impactos ambientais, nos processos de beneficiamento e acabamento (alvejamento e tingimento) consome-se grandes quantidades de água. A presente pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: De que forma o Marketing Verde pode ser gerido como vantagem competitiva para melhorar a imagem da empresa e minimizar os impactos ambientais? O objetivo geral desse estudo é verificar se a empresa do segmento têxtil da cidade de Patos/PB possui orientação para o Marketing Verde, e como essa empresa se beneficia ao adotar práticas ambientalmente corretas
As empresas têm responsabilidades para com as comunidades na qual estão inseridas, e têm obrigações de promoverem a melhoria da qualidade de vida das pessoas no seu entorno. Além disso, a Responsabilidade Social assume diversas formas, “proteção ambiental, projetos filantrópicos e educacionais, planejamento da comunidade, equidade nas oportunidades de emprego, serviços sociais em geral, de conformidade com o interesse público” (DONAIRE, 2011, p. 20). A indústria têxtil assim como outras indústrias devem ter consciência ecológica, e precisam se posicionarem frente aos problemas ambientais.
Quanto aos fins de investigação, o estudo é caracterizado como uma pesquisa qualitativa e quanto ao objetivo é uma pesquisa exploratória. Optou-se pela aplicação de um estudo de caso, que admite a investigação mais profunda de um fenômeno (YIN, 2001). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada composta por questões abertas, na qual a empresa foi representada pelos colaboradores simbolizados por códigos descritos.
Nos resultados, observou-se que a empresa desenvolve práticas e procedimentos socioambientais, tais como plantações de árvores, redução do consumo de energia elétrica, reaproveitamento de insumos produtivos, e adoção de animais. Essas práticas corroboram com a forma que a empresa se posiciona no mercado, como sendo uma empresa ambientalmente responsável. Porém, percebe-se que a empresa ainda tem muito a melhorar nestes quesitos, através de implementação de novas tecnologias que vise a maior eficiência produtiva com o menor impacto ambiental.
Portanto, observou-se que o Marketing Verde tem influência sobre a empresa, pois verificou-se que ela se preocupa com a situação em que se encontra o meio ambiente, pelos impactos que ela causa, e porque os consumidores estão cada vez mais críticos e conscientes. Por isso, as empresas se tornam obrigadas a mudar a sua forma de se posicionar no mercado, pois se elas não mudarem para atender esses novos clientes, vão perder mercado para empresas que irão se inovar e modificar seus produtos e serviços com o intuito de atender essa demanda crescente.
DIAS, R. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade e competitividade nos negócios. 1. ed. São Paulo: Atlas S/A, 2012. DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.