Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR E CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ENTRE 2011 E 2021
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Adayanna Teberges Dantas Queiroga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PPGA -CH- UFCG Responsável pela submissão
2 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Administração
3 - Patrick Elf
Middlesex University - Business School

Reumo

A preocupação com a sustentabilidade emerge em meio ao aumento do nível de consumo e exploração excessiva dos recursos naturais. Para enfrentar tais desafios, surge a proposta de desenvolvimento sustentável. Em 2015, a ONU elaborou um plano de metas estabelecido em 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem alcançados até o ano de 2030. O estudo considera relevante destacar a Agenda 2030, e mais especificamente o (ODS) 12, que tem como meta assegurar os padrões de consumo e produção sustentáveis, o que está de acordo com o pensamento da economia circular.
A pergunta que guiou a pesquisa pode ser descrita: Como reunir as questões do consumo sustentável e da economia circular para facilitar o desenvolvimento sustentável e alcançar os ODS. O objetivo do trabalho é analisar como a produção acadêmica sobre as temáticas economia circular e consumo sustentável estão relacionadas. Foi realizado um estudo bibliométrico englobando os termos “economia circular” e o “consumo sustentável” para compreender o estado atual da arte e a evolução temática, mediante a análise das publicações coletadas na base de dados da Web of Science, no período de 2011 a 2021.
A revisão teórica é contextualizada de maneira analítica no contexto da economia circular, isso se dá em razão da temática ser um campo de conhecimento embrionário. Existe uma série de discussões sobre as vertentes que correspondem ao arcabouço teórico, que precisam ser mais bem trabalhadas nas pesquisas futuras. Portanto, é oportuno analisar os direcionamentos e desdobramentos que estão sendo adotado na pesquisa para se ter uma melhor compreensão de como o panorama encontrado pode fomentar a transição para a economia circular.
Para o estudo foi utilizada a base de dados da Web of Science, a partir dos termos “circular economy*” e “sustainable consumption*” com a opção por tópicos, composto por título, resumo e palavras-chave de autor. Os idiomas selecionados foram:inglês, espanhol e português. Para os índices foram estabelecidos, a saber: Science Citation Index Expanded (SCI-Expanded), Social Sciences Citation Index (SSCI), Arts & Humanities Citation Index (A&HCI) e Emerging Sources Citation Index (ESCI). Após o estabelecimento dos filtros, a busca resultou no total de 93 artigos.
A pesquisa identificou o total de 93 artigos publicados no período estabelecido. Por meio do estudo bibliométrico dos termos “economia circular” e “consumo sustentável”, percebe-se que os primeiros artigos publicados emergiram a partir de 2015. Constatou-se que em 2020 houve um aumento considerável do quantitativo de publicações, isso pode ser explicado em virtude da ampliação do interesse sobre a temática, buscando correlacionar os dois termos.
O presente artigo teve como objetivo analisar o arcabouço teórico sobre a economia circular e o consumo sustentável, no período de 2011 a 2021, a fim de propor uma agenda para pesquisas futuras. Os resultados oferecem aporte para identificar quais segmentos do campo temático possuem maior visibilidade em virtude das publicações dos autores estudados, e quais são os direcionamentos necessários para construir um corpo literário substancial.
ABBEY, J. D. et al. Remanufactured Products in Closed-Loop Supply Chains for Consumer Goods. Production and operations management, v. 24, n. 3, p. 488–503, 2015. AGENDA 2030. In: ODS - Metas Nacionais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. [s.l.] Ipea –Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2018. p. 546. AGYEMAN, J.; MCLAREN, D. Sharing cities. Environment, v. 59, n. 3, p. 22–27, 2017. AKENJI, L. Consumer scapegoatism and limits to green consumerism. Journal of Cleaner Production, v. 63, p. 13–23, 2014.