Resumo

Título do Artigo

ENERGIA SOLAR À LUZ DA SUSTENTABILIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NAS BASES DE DADOS SPELL, SCOPUS, SCIELO E WEB OF SCIENCE ENTRE OS ANOS DE 2016 A 2020.
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Matheus Chaves Lopes
Universidade Estadual do Ceará - Itaperi/Centro de Estudos Sociais Aplicados Responsável pela submissão
2 - Adriana Teixeira Bastos
- Centro de Estudos Sociais Aplicados

Reumo

A energia tornou-se elemento fundamental para desenvolvimento das atividades econômicas e influencia diretamente o padrão de vida das sociedades modernas. Com o crescimento populacional desenfreado e o aumento da urbanização de cidades, a partir de 1950, a humanidade passou a ter uma forte dependência energética e depende desta cada vez mais (BEZERRA, 2019). Contudo, as matrizes tradicionais de produção energética não foram suficientes e sustentáveis para atender a essa demanda crescente. Com isso, discutiu-se através da Revisão Sistemática de Literatura o publicado pelas bases de dados.
A pergunta de investigação a ser explorada neste artigo é: qual a contribuição das pesquisas publicadas nas bases de dados Spell, Scopus, SciELO e Web of Science para a produção de conhecimento sobre energia solar a partir de uma perspectiva da sustentabilidade? Desta forma, o trabalho tem como objetivo geral: Compreender como as pesquisas com enfoque na energia solar abordam o conceito de sustentabilidade nas referidas bases de dados. Auxiliado por demais objetivos específicos para atendimento da problemática apresentada na pesquisa.
A fim de compreender a evolução do conceito de sustentabilidade discutiu-se as dimensões estabelecidas por Elkington (2012) e Sachs (1993) e a relevância de sua discussão para a implementação de fontes renováveis, em especial a solar. Além da importância desta fonte de geração energética para o cenário brasileiro de produção energética, suas vantagens, desafios e políticas públicas adotadas por outras nações que se destacam na produção de energia solar.
O presente trabalho teve como propósito um estudo qualitativo utilizando-se da Revisão Sistemática de Literatura (RSL) como método de pesquisa. A questão explorada tratou do tema energia solar sob a perspectiva da sustentabilidade nas bases de dados Spell, Scopus, SciELO e Web of Science. A RSL foi estruturada através da problemática de investigação que visa identificar as contribuições das publicações a respeito de energia solar baseada na sustentabilidade. Foram determinados como critérios de inclusão: língua, recorte temporal entre os anos de 2016 e 2020 e seleção de artigos científicos.
A análise dos resultados ateve-se a Caracterização do Corpus Abordados, aos Aspectos Metodológicos das Pesquisas, as Principais Contribuições dos Artigos Analisados e as Limitações e Sugestões de Pesquisas. Destacando as novas percepções e avanços observadas nos grupos que foram categorizados os artigos, são eles os estudos de: Implementação Técnica e Ferramentas de Auxílio dos Sistemas Fotovoltaicos; Voltados às Instituições e Políticas Públicas Para Uso da Energia Solar; Viabilidade Econômica na Implementação dos Sistemas Fotovoltaicos; Energia Solar em Diferentes contextos.
Concluiu-se através dos trabalhos que fizeram parte do corpus que não existiam grupo bem delineado sobre o tema, em que os pesquisados estão pulverizados em mais de 24 Instituições de Ensino Superior e não apresentam continuidade de suas pesquisas no tempo analisado por este estudo, assim como, o tema da energia solar tem receptividade de periódicos com excelente classificação Qualis. Observou-se, ainda, a facilitação pelo desenvolvimento de uma tipologia para análise em 4 grupos elencados por este estudo quanto às dimensões da sustentabilidade associadas às pesquisas de energia solar.
BEZERRA, A. Cenários Prospectivos da Energia Solar Fotovoltaica no Ceará para o Período de 2019 a 2030. Orientadora: Adriana Teixeira Bastos. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019. ELKINGTON, J. Sustentabilidade: canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil, 2012. SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXl. ln: BURSZTYN, Marcel, (org.). Para pensar o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 29-56.