Resumo

Título do Artigo

MANUFATURA ENXUTA E ECONOMIA CIRCULAR: INTERFACES ENTRE AS AGENDAS DE PESQUISA
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Talita Borges Teixeira
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - Faculdade de Engenharia de Produção
2 - Gabriela Nobre de Paiva
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Paranaíba
3 - Adriano Alves Teixeira
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - CPTL - TRES LAGOAS MS Responsável pela submissão
4 - Tiago Estrela da Cunha Moraes
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP BAURU - FEB - Engenharia de Produção
5 - WESLEY RICARDO DE SOUZA FREITAS
- Campus de Paranaiba

Reumo

Questões relacionadas ao aquecimento global e os altos níveis de poluição tem feito governos e clientes pressionar as organizações para adotar medidas sustentáveis (Kumar et al., 2020) fazendo crescer a importância de tópicos relacionados a sustentabilidade nas empresas (Varela et al., 2019). Dentre as diversas práticas que podem ser adotadas para melhorar o desempenho das organizações tornando-as mais sustentáveis, estão a implantação de conceitos de manufatura enxuta e economia circular (Yadav et al., 2020), no entanto, não há pesquisas que procuram unificar essas duas agendas de pesquisa.
Ao analisar a literatura relevante de ME e EC é possível verificar uma lacuna considerável no que tange a falta de trabalhos que procuram unificar essas agendas de pesquisa, portanto, o objetivo dessa pesquisa é explorar as possíveis interfaces entre ME e EC e propor uma agenda de pesquisas futuras. Assim, a lacuna que se deseja preencher com essa pesquisa é identificar “como” e “quais” as práticas de manufatura enxuta podem aprimorar a adoção das práticas de economia circular?
Muitas organizações já estão adotando a manufatura enxuta (ME) para reduzir o desperdício e o impacto ambiental, enquanto aumentam a eficiência e a melhoria de qualidade, reduzindo o tempo de ciclo e eliminando atividades sem valor agregado (da Silva et al., 2021). Paralelamente, a Economia Circular (EC) tem chamado a atenção de pesquisadores e de profissionais devido a sua abordagem de alinhamento entre desenvolvimento ambiental e o crescimento econômico (Korhonen et al., 2018), todavia, não há pesquisas que explorem de maneira clara e objetiva as interfaces entre essas duas agendas.
Esta pesquisa é conceitual e visa uma melhor identificação da relação entre ME e EC. Esse tipo de estudo, que integra conceitos e teorias, são fundamentais para estabelecer relações entre áreas que ainda não conversam entre si (Sarkis, 2012). Operacionalmente, em julho/2021, foram digitadas as seguintes palavras-chave: "lean manufacturing" and "circular economy", e “lean production” and “circular economy” nos sistemas de buscas das bases de dados Scopus e Web of Science envolvendo o título, resumo e as palavras-chaves. No total foram encontrados 36 trabalhos que foram analisados pelos autores.
Os objetivos da EC é a maximização no uso de materiais, energia e resíduos de uma produção (Manavalan e Jayakrishnan, 2019) e da ME é a eliminação de desperdícios e de processos que não agregam valor ao produto ou ao consumidor final (Dickson et al., 2009). Sendo assim, integramos essas duas agendas de pesquisa sugerindo como as práticas de ME podem contribuir para a adoção de práticas de EC e propomos uma agenda de pesquisa capaz de nortear pesquisadores, gestores, empresas e governos contribuindo, assim, para o avanço das práticas de EC nas organizações.
Este trabalho contribui com o estado da arte do tema de diversas áreas/campos de estudo: Administração, Engenharia de Produção, Manufatura Enxuta, Economia Circular, Sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s). Mais especificamente contribui com a academia por apresentar uma interface quase não explorada pela literatura integrando duas importantes agendas de pesquisa EC e ME por meio de uma estrutura de “quais” e “como” práticas de ME contribuem para alavancar a EC, propondo uma agenda de estudos vindouros.
Alosani, M. S. (2020). Case example of the use of Six Sigma and Kaizen projects in policing services. Teaching Public Administration, 38(3), 333-345. Agyabeng-Mensah, Y., Ahenkorah, E., Afum, E., & Owusu, D. (2020). The influence of lean management and environmental practices on relative competitive quality advantage and performance. Journal of Manufacturing Technology Management. Alhawari, O., Awan, U., Bhutta, M. K. S., & Ülkü, M. A. (2021). Insights from circular economy literature: A review of extant definitions and unravelling paths to future research. Sustainability, 13(2), 859