Resumo

Título do Artigo

CAMPUS INTELIGENTES: Uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lara Kamila Silva Pinheiro
- Ciências Econômicas Responsável pela submissão
2 - Gabriella Zanoto Botton
- ESAN- Escola de Administração e Negócios
3 - Alexandre Meira de Vasconcelos
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FAENG
4 - José Carlos de Jesus Lopes
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Escola de Administração e Negócios (ESAN)

Reumo

Capdevila e Zarlenga (2015) argumentam que, para o delineamento do processo de modernização integrado à tecnologia digital, surgem os conceitos que incorporam o uso de TIC, para aprimorar as condições de vida populacional, integrando a sustentabilidade (ELKINGTON, 2001; SACHS, 2002) e o uso consciente dos recursos naturais territoriais (VEIGA, 2020). Tikhomirov (2015) conceitua a “universidade inteligente” como um construto que envolve a modernização abrangente de todos os processos educacionais.
Diante do exposto, a problemática central desta pesquisa é colocada na seguinte forma: Quais são as abordagens conceituais da literatura acadêmica acerca dos campus inteligentes? Neste sentido, este estudo objetiva fazer uma análise sistemática de artigos científicos, referente ao tema campus inteligentes.
Imbar et al. (2021) abordam os aspectos gerais dos campus inteligentes que são os econômicos; de mobilidade de pessoas e desenvolvimento academico; gestão de energia; e processos ligados à gestão de recursos para mitigar os impactos ambientais, como gestão de lixo, agua, poluição do ar e sonora, assim como, a criação de espaços verdes. Para tando, tais abordagens ligadas aos aparatos tecnologicos instigam o melhor ensino e aprendizagem, assim como, pesquisa e extensão cientifica, propiciando uma melhor vivência e qualidade de vida (MUSA et al., 2021; MALATJI, 2017).
Para leitura do corpus textual composto pelos abstracts, utilizou-se o software Iramuteq® (Interface de R pour lês Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A ferramenta Iramuteq, como aponta Camargo e Justo (2013, p, 516), auxilia o processamento de dados e promove diferentes modelos de análise textual, tais quais a lexicografia básica e análises multivariadas. Para cumprir com o objetivo proposto, o Iramuteq faz a categorização em três níveis.
A analogia entre as diretrizes das cidades inteligentes e a sustentabilidade dentro das universidades encontra-se na classe azul, denominada Inovação e Sustentabilidade. Nela se mostra o ensino firmado na pluralidade de tecnologias e a sustentabilidade, ou seja, fundadas com o contexto de cidades inteligentes e a temática sustentável, na busca por resultados melhores dentro e também fora do âmbito acadêmico. Vale ressaltar, que tal analogia é evidenciada pelas perspectivas das 17 ODS, em específico, o Objetivo 9 e 4.
A análise realizada através do software Iramuteq permitiu analisar e refletir sobre o conceito e aplicabilidade dos campus inteligentes, sob diversas perspectivas. Como evidenciado, pela CHD, há uma correlação entre os meios de implementação dos campus inteligentes com as ferramentas tecnológicas, das quais afetam diretamente no aprendizado dos que frequentam o meio acadêmico, agregando grandes incentivos para o alcance da educação inteligente em seus diversos paradigmas.
BOTTON, G. Z.; et al. As ferramentas tecnológicas das cidades inteligentes voltadas para a redução dos acidentes de trabalho. Um Ensaio Teórico sobre Campo Grande (MS). In: Anais... Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN). Campo Grande - MS, v. 4, n. 1. 2020. LIANG, W. Analysis of the Application of Artificial Intelligence Technology in the Construction of Smart Campus. International Wireless Communications and Mobile Computing (IWCMC), Limassol, Cyprus, p. 882-885, jun. 2020. Doi: 10.1109/IWCMC48107.2020.9148200.