Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daiane Cristine da Silva Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA - UEPB
2 - Francisca Rozangela Lopes de Sousa
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA (PPAC)
3 - Geymeesson Brito da Silva
Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD Responsável pela submissão
4 - Mary Dayane Souza Silva
Universidade Federal do Pernambuco - Administração

Reumo

O cenário da pandemia COVID-19 afeta o mundo desde o primeiro trimestre de 2020, o qual foi denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como vírus um inimigo invisível que impactou mundialmente diversos setores da sociedade, causando muitas mortes, atingindo fortemente a economia e, sobretudo, o sistema educacional (BRASIL, 2020). Em razão disso, revelou-se a questão da desigualdade de oportunidades. Oliveira et al. (2020) destacam as questões socioeconômicas como acesso à internet e ao fato que nem todos os docentes e discentes possuem computadores em suas moradias.
Por outro lado, novas competências e habilidades, também são necessárias para gerenciar com sucesso e de forma autônoma o seu processo de aprendizagem dos alunos (PERES, 2020). Diante do impacto causado pela COVID-19 no sistema educacional, o presente estudo tem como problemática: Quais as competências exercidas pelos docentes durante o processo de ensino remoto? Essa pesquisa objetivou-se identificar as competências docentes relacionadas aos professores de cursos técnicos e superiores no processo de ensino remoto durante a pandemia da COVID-19.
O termo competência foi empregado inicialmente na idade média, sendo que naquele contexto era mais aplicado à linguagem jurídica. Relacionado à capacidade atribuída a uma pessoa ou a uma instituição para julgar certas questões. Posteriormente, esse entendimento foi ampliado ao de reconhecimento social acerca da capacidade de uma pessoa pronunciar-se a respeito de uma questão específica e, ainda mais tarde passou a ser utilizada para qualificar o indivíduo capaz de realizar certo trabalho (BRANDÃO; BORGES-ANDRADE, 2007).
No que tange aos procedimentos metodológicos, o presente estudo apresenta uma abordagem quantitativa e de natureza descritiva. Para tanto, o quantitativo amostral foi de 125 respondentes. Contudo, foi necessária a exclusão de 22 questionários omissos dos dados, totalizando uma amostra final de 103 respondentes (n=103). Os dados coletados foram tabulados no formato Excel Microsoft, classificados e analisados com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, como frequência, média e desvio-padrão.
Na caracterização dos respondentes, verificou-se uma amostra final de 103 respondentes, dos quais 55,3% pertencem ao gênero feminino, 49,5% destas, são casadas. A maioria dos respondentes (43,7%) tem faixa etária entre 31 e 40 anos e renda mensal de até R$ 2.200,00. A pesquisa evidenciou ainda que a maioria dos respondentes (71,8%) possuem Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Além disso, 49,5% destes, pertencem à área de Ciências Sociais Aplicadas. Ainda constatou-se que 91,3% dos respondentes lecionam são da rede de educação do sistema público e apenas 8,7% são da rede privada.
A pesquisa mensurou o nível de desenvolvimento das competências docentes na visão dos docentes, e podemos considerar que a autoavaliação foi positiva. Sendo possível constatar o reconhecimento dos docentes acerca de algumas ações fundamentais para a aprendizagem dos alunos. Desse modo, merecem destaque os resultados sobre a prática do planejamento das aulas, a atenção às dificuldades e limitações dos alunos, a busca constante por novas ferramentas tecnológicas, o comprometimento com a educação através da prática profissional, o uso adequado da didática para um melhor desempenho dos alunos.
BRANÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E. Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência. Revista de Administração Mackenzie, 8(3), 32-49, 2007. HAIR-JÚNIOR. J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada dos dados. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. OLIVEIRA, R. M.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, p. e020028-e020028, 2020.