Resumo

Título do Artigo

ARTE E MEIO AMBIENTE: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Maria Sathiêr da Silva Lopes
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UFRPE
2 - José de Lima Albuquerque
- Departamento de Administração Responsável pela submissão
3 - Niedja Ferreira dos Santos Torres
Universidade Federal de Pernambuco - Universidade Federal de Pernambuco
4 - Rafaela Rodrigues Lins
- Uast
5 - Amália Maria de Queiroz Rolim
Universidade Federal de Pernambuco - Centro de Artes a Comunicação

Reumo

A escola, enquanto lócus de formação de cidadãos é o local por excelência definido para que ações de formação voltadas à consciência ambiental sejam desenvolvidas. A formação de indivíduos comprometidos em atuar de forma proativa em relação ao meio ambiente permite que sejam formados atores multiplicadores do processo de conscientização ambiental. A educação ambiental crítica em aulas de arte pode representar um agente transformador com a capacidade de levar o indivíduo a mudanças de ideias e atitudes.
O objetivo geral é investigar a arte como instrumento para a conscientização ambiental em alunos e professores do ensino fundamental e conhecer a percepção ambiental de alunos e professores do ensino fundamental sobre a arte e sua contribuição para a formação ambiental crítica. A partir dessas ponderações, esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: Qual a percepção de professores e alunos do ensino fundamental sobre a arte enquanto instrumento de conscientização ambiental crítica?
De acordo com Bueno e Arruda (2013) “notadamente a escola tornou-se um ambiente capaz de influenciar e difundir uma mentalidade concreta sobre a relação homem e meio ambiente”. Assim a escola poderá influenciar a criação de uma nova mentalidade na construção da cidadania ambiental. A produção de arte a partir de resíduos sólidos descartados pode contribuir para a formação ambiental crítica dos alunos. De acordo com Andrade (2013), a reciclagem se apresenta como uma importante aliada da Educação Ambiental e na redução da degradação do meio ambiente.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, documental e de campo. Foi aplicado questionário aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e aos professores, de uma escola da cidade de Gravatá-PE. O questionário foi enviado via whatsapp, devido as medidas de segurança do contágio da covid19 adotadas pelo governo do estado de Pernambuco em parceria com a secretaria de educação de Gravatá. As questões discutidas com os sujeitos da pesquisa, de maneira que possibilitou o exercício de uma entrevista semiestruturada.
Os docentes apresentam uma noção geral de que conscientização ambiental nada mais é do o conhecimento do meio ambiente em sua totalidade e as consequências negativas e positivas dos nossos atos em relação ao seu uso e consideram importante abordar o tema ambiental nas aulas de arte. Apesar de ensinarem arte, os docentes não têm formação nesta área. Observou-se ações tímidas relacionadas a conscientização ambiental por meio da arte nas aulas ministradas. Os alunos em sua maioria afirmaram que as ações são tímidas ou inexistente, quanto ao uso da arte para a consciência ambiental crítica.
Conclui-se que alunos e professores entendem a arte como uma forma de expressar sentimentos e emoções; e ainda que professores e alunos se preocupam com as questões ambientais destacando o que entendem sobre os aterros sanitários, destacando que o lixo é descartado de forma mais segura. Os professores destacam a importância da conscientização ambiental a partir da reciclagem do lixo, bem como de projetos de sustentabilidade e da educação ambiental. A arte tornou-se uma ferramenta importante tanto no contexto sócio cultural, como também no que tange a educação e orientação das pessoas.
ANDRADE, A. R. Educação ambiental: concepções de coleta seletiva doméstica e escolar na educação infantil. 2013. 89 f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável, 2013. BUENO, R. L.; ARRUDA, R. A. Educação Ambiental. (2013). Revista Eventos Pedagógicos, V.4, n.2, p.182 a 190, ago. – dez. 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 ago 2021.