Resumo

Título do Artigo

Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental em tempos de pandemia: a experiência das empresas brasileiras
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Isabela Thomaz Oliveira
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Centro de Economia e Administração
2 - Candido Ferreira da Silva Filho
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Centro de Economia e Administração, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade Responsável pela submissão

Reumo

A responsabilidade socioambiental melhora a imagem da empresa, diferencia a empresa dos concorrentes, adiciona valor percebido pelo cliente aos bens e serviços produzidos, contribui para a empresa obter vantagem competitiva e, por conseguinte, pode ser decisiva para a expansão e perenidade dos negócios.
As perguntas norteadoras da pesquisa são: como as empresas brasileiras manifestam o seu compromisso com a responsabilidade socioambiental? Quais as áreas prioritárias dos projetos e programas de responsabilidade socioambiental das empresas brasileiras? Quais as ações das empresas brasileiras para enfrentamento da pandemia do covid-19? O objetivo foi estudar a comunicação das ações de responsabilidade socioambiental pelas maiores empresas brasileiras, bem como, os respectivos projetos e programas de responsabilidade socioambiental e, as ações voltadas ao combate ao combate ao Covid-19.
Rehman et al. (2020), Karwowski e Raulinajtys-Grzybek (2021, p. 1273) afirmam que a reputação conquistada por meio das atividades de responsabilidade social corporativa leva a avaliações positivas pelos stakeholders, bem como, a um impacto positivo na lucratividade da empresa. Isto porque, os clientes geralmente preferem comprar produtos de empresas socialmente responsáveis. Além disso, clientes satisfeitos e leais ajudam a minimizar o risco da empresa, especialmente em períodos de crise econômica. Por outro lado, as empresas com má reputação sofrem mais em períodos de crise econômica.
Pesquisa qualitativa. No que diz respeito a coleta de dados, a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e documental. Os dados foram levantados no website corporativo, relatórios de sustentabilidade das empresas selecionadas, relatório integrado, entre outros. Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudadas as trinta maiores companhias brasileiras, com base na receita líquida, em milhões de R$, conforme o seu posicionamento no ranking das 1000 maiores empresas brasileiras em 2019, como publicado no ranking Valor (2020).
No caso das empresas estudadas existe articulação entre responsabilidade socioambiental e a estratégia competitiva, pois as empresas comunicam, por meio dos relatórios de sustentabilidade, relatório integrado e website corporativo, entre outras coisas, e por meio de fundações e associações organizam de forma transparente os investimentos realizados e os resultados das suas ações socioambientais, muito embora a comunicação dos resultados possa ser melhorada. Houve mobilização das maiores empresas brasileiras, em conjunto com o governo e a sociedade para o enfrentamento da pandemia do covid-19.
As empresas articulam a responsabilidade socioambiental com a estratégia empresarial, uma vez que disponibilizam para toda a sociedade os relatórios de sustentabilidade, relatórios integrados, sendo que, várias empresas já passaram a incluir a sigla ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) na página em que apresentam suas ações socioambientais. Constatamos a intenção de fortalecer a relação com as partes interessadas e colocar a sustentabilidade como um elemento relevante na construção da estratégia competitiva.
KARWOWSKI, M.; RAULINAJTYS-GRZYBEK, M. The application of corporate social responsibility (CSR) actions for mitigation of environmental, social, corporate governance (ESG) and reputational risk in integrated reports. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, Volume 28, Issue 4 p. 1270-1284, March 2021. MAHMUD, Appel; DING, Donghong; HASAN, Md Morshadul. Corporate social responsibility: Business responses to Coronavirus (COVID-19) pandemic. SAGE Open, v. 11, n. 1, p. 2158244020988710, 2021.