Resumo

Título do Artigo

MODELOS DE NEGÓCIOS CIRCULARES: uma revisão bibliométrica
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Alexandre de Araújo Gomes Júnior
Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP - EAESP Responsável pela submissão
2 - Susana Carla Farias Pereira
Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP - EAESP
3 - Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
4 - LUIS HENRIQUE PEREIRA
Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP - EAESP

Reumo

Para que haja a transição para uma Economia Circular são necessários novos modelos de negócio (Kouhizadeh et al., 2019) para reduzir a entrada e o desperdício de recursos, a emissão e a perda de energia por meio da desaceleração, fechamento, intensificação, estreitamento e desmaterialização dos ciclos de recursos (Geissdoerfer et al., 2017; Hazen et al., 2020), e isso pode ser feito por meio redução, reuso, reciclagem, reparo, remanufatura, manutenção, reforma e design projetado para longa duração (Geissdoerfer et al., 2017; Ghisellini et al., 2016; Ghisellini & Ulgiati, 2020).
A pesquisa sobre Modelos de Negócios Circulares (MNC) tem se desenvolvido muito rapidamente e, por isso, a estrutura do conhecimento não está bem definida e interligada (Ferasso et al., 2020). Assim, emergem as questões de pesquisa: Quais periódicos mais publicam sobre MNC? Quem são os autores mais influentes na pesquisa sobre MNC? Quais são os países mais influentes na pesquisa sobre MNC? Quais são as principais publicações sobre MNC? Quais são os principais tópicos associados à pesquisa sobre MNC? O objetivo do estudo foi mapear e analisar a estrutura do conhecimento sobre MNC.
Os negócios desempenham um papel fundamental na transição para uma EC (Geissdoerfer et al., 2017), independentemente do tamanho que eles tenham (Murray et al., 2017). Entende-se, portanto, que a promoção do Desenvolvimento Sustentável, via EC, passa necessariamente por MNC. MNC são modelos de negócios que “ciclam”, estendem, intensificam e / ou desmaterializam ciclos de material e energia com o objetivo de reduzir a entrada de recursos e a produção de resíduos e emissões de um sistema organizacional (Geissdoerfer et al., 2020).
Neste artigo, apresenta-se uma revisão da literatura de caráter bibliométrico. Métodos bibliométricos são técnicas quantitativas usadas para descrever, avaliar e monitorar um campo de pesquisa (Zupic & ?ater, 2015). Para esta revisão, adotou-se uma abordagem bibliométrica descritiva (Serenko et al., 2010) com o intento de verificar o desempenho da pesquisa sobre MNC e apresentar a dinâmica de pesquisa nesse campo (Zupic & ?ater, 2015). O software escolhido para as análises foi o VOSviewer versão 1.6.15.0, que é um programa desenvolvido para construção e visualização de mapas bibliográficos.
Nesta seção apresentam-se e interpretam-se os resultados desta revisão de acordo com os seguintes tópicos: evolução da quantidade de publicações; análise de citação de fontes, análise de autores, análise de citação de países, análise de citação de publicações e co-ocorrência de palavras-chave. Entende-se que a pesquisa sobre MNC está na sua infância e em franco crescimento, ou seja, há ainda muito campo a ser explorado e muitas oportunidades de pesquisa.
A partir dos resultados apresentados, conclui-se que a pesquisa acadêmica sobre MNC é recente, está em crescimento e há muitas oportunidades de pesquisa. Levando em consideração novamente o mapa de co-ocorrência de palavras-chave, entende-se que termos com pouca frequência podem indicar caminhos de pesquisa a serem desenvolvidos. Portanto, consideram-se necessárias investigações sobre princípios da EC em MNC (reciclagem, reuso, remanufatura), cadeias de suprimentos para MNC, design para EC em MNC e inovações em MNC.
Kouhizadeh, M., Zhu, Q., & Sarkis, J. (2019). The Management of Operations Blockchain and the circular economy?: potential tensions and critical reflections from practice. Production Planning & Control Geissdoerfer, M., Savaget, P., Bocken, N. M. P., & Hultink, E. J. (2017). The Circular Economy – A new sustainability paradigm? Journal of Cleaner Production, 143, 757–768 Geissdoerfer, M., Morioka, S. N., de Carvalho, M. M., Evans, S., Lahane, S., Kant, R., & Shankar, R. (2020). Business models and supply chains for the circular economy. Journal of Cleaner Production, 258, 712–721