Resumo

Título do Artigo

Sustentabilidade no setor de papel e celulose: análise das iniciativas voltadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 das Nações Unidas
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - leonardo affonso padovani
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Centro de Economia e Administração
2 - Candido Ferreira da Silva Filho
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Centro de Economia e Administração, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade Responsável pela submissão

Reumo

As empresas brasileiras estão sendo chamadas a contribuir para a transição do mundo insustentável para o mundo sustentável, ao assumir sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável do país e da sociedade. Todavia, enfrentam muitas dificuldades na efetivação das ações e parcerias voltadas a um mundo mais sustentável.
As perguntas norteadoras da pesquisa são: quais as ações das empresas do setor de papel e celulose com o propósito de executar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Quais os resultados das iniciativas voltadas a implementação dos ODS pelas empresas do setor de papel e celulose? Os objetivos foram identificar as ações das empresas do setor de papel e celulose voltadas ao propósito de efetivar os ODS's previstos na Agenda 2030; e, verificar os resultados das iniciativas voltadas à execução dos ODS's pelas empresas brasileiras do setor de papel e celulose.
De acordo com Elkington (1997), para que as empresas caminhem rumo à sustentabilidade é necessário a transformação da sua performance para atender às dimensões econômica, social e ambiental, em busca da ecoeficiência, eficiência social, a justiça ambiental. Neste contexto, a preocupação crescente das pessoas e da sociedade com a sustentabilidade, obrigou as empresas a reprensarem os seus modelos de gestão, suas práticas de accountability, transparência e comunicação com os stakeholders.
Pesquisa Qualitativa. Quanto aos objetivos, essa pesquisa consiste em um estudo do tipo exploratório e descritivo. A pesquisa é bibliográfica e documental. Foram selecionadas as maiores empresas do setor de papel e celulose do Brasil em receita líquida: Suzano Papel e Celulose S/A; e, Klabin S/A.
A sustentabilidade corporativa diz respeito a um conjunto de ferramentas que auxiliam na gestão dos riscos econômicos, sociais e ambientais. Observamos que as empresas estão atentas à problemática da sustentabilidade. Importante destacar que as ferramentas de gestão da sustentabilidade nas empresas líderes do setor de papel e celulose apontam exemplos concretos da implementação de programas e projetos voltados à efetivação dos ODS’s, relevando a atuação das empresas junto às partes interessadas.
Observamos que no setor de papel e celulose as empresas apresentam grau elevado de verticalização, o que implica em impacto elevado sobre o meio ambiente e a sociedade, exigindo destas empresas maior comprometimento com a sustentabilidade. Por consequência, sustentabilidade no setor exige práticas que assegurem a ecoeficiência, eficiência social, a justiça ambiental.
ELKINGTON, J. Triple bottom line revolution: reporting for the third millennium. Australian CPA, v. 69, p. 75, 1994. ELKINGTON, JOHN. Cannibals with Forks. 1.ed. Oxford, Reino Unido: Capstone, 1997. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo, Atlas, 2019. SCORDATO, L.; KLITKOU, A.; TARTIU, V. E.; COENEN, L. Policy mixes for the sustainability transition of the pulp and paper industry in Sweden. Journal of Cleaner Production. [S.l.], 2018, p. 1216-1227.