Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO VERDE NO DESEMPENHO DE EMPRESAS INOVADORAS
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Tais Pentiado Godoy
- Administração Responsável pela submissão
2 - Clandia Maffini Gomes
- Pós Graduação
3 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
- IAG - Business School
4 - LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA
- Santa Maria
5 - Maria Carolina Martins Rodrigues
- CinTurs universidade do Algarve

Reumo

Com o crescimento expressivo no consumo mundial, nas últimas décadas, as empresas ampliaram o processo de industrialização, trazendo um crescente esgotamento de recursos naturais. Desse modo, o passar dos anos e as pressões institucionais da sociedade fizeram com que as organizações e os governos desenvolvessem políticas públicas e regulamentações com a finalidade de adotar uma postura mais conscientes da proteção ambiental (MOUSSA et al., 2017). Estudiosos e especialistas nas áreas de estratégias, inovação e sustentabilidade
Diante desse contexto, este trabalho pretende responder à seguinte questão de pesquisa: a gestão da cadeia de suprimentos verde afeta o desempenho empresarial? Para tanto, o objetivo da presente pesquisa é analisar os efeitos da gestão da cadeia de suprimento verde no desempenho empresarial, no contexto de empresas inovadoras brasileiras.
O conceito Green Supply Chain (GSC) foi proposto pela primeira vez em 1970. Sarkis, Zhu e Lai (2010) destacam que tudo começou com a logística reversa. A ênfase dos estudos na área foi de ordem conceitual até os meados do ano de 1990. A cadeia de suprimento verde (CSV) é um conceito que cada vez mais vem ganhando popularidade devido ao seu compromisso com o ambiente (DE OLIVEIRA et al., 2018). O desempenho empresarial é necessário para monitorar as estratégias desenvolvidas pelas indústrias e comparar os objetivos estabelecidos (SIMONS, 2000)
O universo da pesquisa é composto por empresas brasileiras do setor industrial. Amostra selecionada para ser investigada foi delimitado, a partir do cadastro de associados à Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI). A ANPEI versa uma entidade representativa de uma parcela de instituições e empresas inovadoras do Brasil, que atua juntamente ao setor produtivo, ao governo e aos fornecedores de opinião, com o objetivo de difundir a relevância da inovação tecnológica para o crescimento do país e a competitividade entre empresas (ANPEI, 2014).
A regressão linear considera que a relação das respostas às variáveis é uma função linear de alguns parâmetros. A análise de regressão estuda a relação entre uma variável dependente e outras variáveis, que são as variáveis independentes. A relação entre elas é representada por um modelo matemático que associa a variável dependente com as variáveis independentes. Este modelo é nomeado como modelo de regressão linear simples (MRLS) e se define como uma relação linear entre a variável dependente e uma variável independente (HAIR et al., 2010).
Na análise de correlação entre as variáveis verificou-se que a correlação entre ‘gestão da cadeia de suprimento verde’ e ‘desempenho empresarial’ foi de 0,7486, o que pode ser considerada uma correlação forte. Além disso, a análise de regressão linear apontou que a GCSV e o desempenho empresarial estão positivamente associados, o que permitiu aceitar a hipótese do estudo.
ANDRADE, M. C. F.; PAIVA, E. L. Green supply chain management na agroindústria canavieira: o caso Jalles Machado. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 9, n. 1, p. 2-12, 2012. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DAS EMPRESAS INOVADORAS – ANPEI.2014. Associados Disponível em: . Acesso em 15 de fevereiro 2021. ANTUNES, E. D. D.; PINHEIRO, I. A. Sistema de Comprometimento Organizacional para Empresas Inovadoras em Países de Capitalismo Tardio. Foz do Iguaçu: Anais do XXIII Encontro Anual da ANPAD, 1999.