Resumo

Título do Artigo

AS DIFICULDADES DE CONSUMO DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS EM INDIVÍDUOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gabriela Pereira da Cruz Corrêa
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração Responsável pela submissão
2 - Daniela Callegaro de Menezes
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração

Reumo

Atualmente, no Brasil, como no mundo, não existe uma regulamentação para os cosméticos sustentáveis. Nacional e internacionalmente, existem apenas empresas que certificam cosméticos naturais, orgânicos e veganos conforme seus requisitos. Diante disso, indivíduos que desejam adquirir os produtos pela primeira vez se deparam com dúvidas e difícil acessibilidade ao produto. Paralelamente, aqueles mais engajados com esse tipo de produto, podem ter outros tipos de dificuldades para consumi-los, o que pode estar associado aos diferentes níveis de consciência ambiental dos consumidores.
O objetivo do presente estudo é identificar as dificuldades de consumo de cosméticos sustentáveis em indivíduos com diferentes níveis de consciência ambiental em Porto Alegre e sua região metropolitana. E, paralelamente, distinguir as motivações de consumo de cosméticos sustentáveis dos indivíduos.
Existe um consumidor que se preocupa em praticar um consumo mais sustentável, o qual impacta positivamente ou menos negativamente no meio ambiente (RIBEIRO; VEIGA, 2011). Kim e Seock (2009), que trazem a importância da consciência ambiental e da consciência da saúde no consumo de cosméticos sustentáveis. Nesse contexto, Kurnia e Mayangsari (2020) verificaram cinco principais dificuldade de consumo dos cosméticos sustentáveis. O preço alto, a pouca variedade, a falta de disponibilidade, as dúvidas de consumidores e desconfiança deles nos stakeholders representam essas dificuldades.
Por meio de uma pesquisa descritiva quantitativa, foram aplicados 186 questionários. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, bem como comparação de médias, teste de regressão e análise de correlação.
Foi possível verificar que a principal dificuldade dos consumidores se trata da falta de conhecimento sobre os diferentes tipos de cosméticos sustentáveis, os cosméticos orgânicos, veganos e naturais. As dificuldades que influenciam em segundo e terceiro lugar se encaixam nas categorias de alto gasto de energia para adquirir cosméticos sustentáveis e pouco conhecimento sobre cosméticos sustentáveis.
Foi possível identificar uma das dificuldades mais citadas no referencial teórico, pouco conhecimento sobre cosméticos sustentáveis. As respostas a respeito dessa categoria de produtos atingem dois extremos, com um grupo conhecendo as suas diferenças e outro grupo tendo dúvidas a respeito dela. No geral, sobre a consciência ambiental, os indivíduos parecem ter noção da importância da ação individual para a preservação ambiental. Como é o caso dos extremos sobre cosméticos sustentáveis, a relação entre consciência ambiental e as dificuldades de consumo também aparenta ter seus extremos.
GONÇALVES-DIAS, Sylmara Lopes Francelino; MOURA, Carla. Consumo Sustentável: Muito Além do Consumo Verde. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais [...] . Rio de Janeiro: Anpad, 2007. MAGGIONI, Isabella; MONTAGNINI, Francesca; SEBASTIANI, Roberta. Young adults and ethical consumption: an exploratory study in the cosmetics market. In: INTERNATIONAL MARKETING TRENDS CONFERENCE, 12., 2013, Paris. Proceedings [...] . Paris: Marketing Trends Association, 2013. p. 1-23.