Resumo

Título do Artigo

Ações de valores e seus efeitos líquidos no Relato Integrado: um estudo no Itaú Unibanco
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - AMANDA DOS SANTOS VEIGA MARÇAL
Universidade Estadual de Maringá - Mestrado em Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Marguit Neumann
- Universidade Estadual de Maringá

Reumo

Na consulta pública constou-se a dificuldades dos usuários de RI quanto à aplicação do conceito de geração de valor proposta pelo Framework 1.0 (IIRC, 2017). Não obstante, os entrevistados dessa última consulta, conforme IIRC (2017), sugeriram o esclarecimento do significado e uso do conceito de geração de valor, além de exemplos sobre o mesmo. Nesse sentido, o IIRC sugeriu avanços no estudo sobre este conceito, objetivando dar suporte aos preparadores e interessados de RI.
O conceito de geração de valor no RI é obscuro, visando contribuir aos anseios de produzir exemplos de aplicação do conceito de geração de valor, a presente pesquisa busca responder a seguinte questão: Como as ações de valores e seus efeitos líquidos apresentadas no Relato Integrado do Itaú Unibanco podem contribuir para criação de exemplos sobre o tema? Para responder ao questionamento proposto, o objetivo desta pesquisa consiste em Verificar se as ações de valores e o efeito líquido do RI do Itaú Unibanco (período de 2013 a 2017) contribuem para criação de exemplos de geração de valor no RI.
Para que uma organização atenda a proposta de um RI, ou seja, ao conceito de geração de valor do Framework 1.0, necessitaria relatar tanto impactos positivos, quanto negativos para com a sociedade e/ou meio ambiente. Desse modo, caso uma ação de valor seja negativa, a organização teria que se apoiar em medidas para reduzir o efeito causado pela mesma, utilizando o mesmo procedimento para as externalidades. Isso porque, qualquer impacto negativo ao seu negócio impede a mesma em gerar valor ao longo tempo; em outras palavras, comprometerá o capital financeiro.
Esta pesquisa apresenta uma abordagem documental, qualitativa e descritiva, com técnica de análise de conteúdo (categorial/temática) com a descrição e da interpretação das informações evidenciadas pelo Itaú Unibanco, forneceu informações específicas, ou seja, identificou quais ações de valores o Itaú Unibanco apresenta em seus RIs e o seu efeito líquido.
O Itaú Unibanco retrata o processo de geração de valor do Framework 1.0, em que estabelece em sua estratégia a busca de valor sustentável, ou seja, a co-criação de valor sustentável, em que o termo “gerar valor” não é somente financeiro, e que engloba ações de desenvolvimento social e proteção ambiental. Logo, observa-se que há uma interdependência entre o sucesso da organização e o valor que cria para investidores, empregados, clientes, sociedade e natureza. Todavia, este estudo detectou falhas na divulgação, além de não verificar nitidamente a existência de interdependência e de trade-offs.
Conclui-se que no RI do Itaú Unibanco encontra-se informações que compõe processo de geração de valor do Framework 1.0, além de verificar que o Itaú Unibanco vem buscando constantemente a melhora em cada reporte, como alocação de informações durante os anos entre os capitais intelectual, social e natural. Todavia, não é possível inferir se há uma tendência que o valor gerado pelo Itaú Unibanco foi preservado, aumentado ou diminuído, devido ao fato desta pesquisa ter identificado inconsistências na divulgação.
International Integrated Reporting Council (IIRC). (2013). Background - Value Creation. Recuperado de http://integratedreporting.org/resource/background-papers/. International Integrated Reporting Council – IIRC. (2017). International Framework Implementation Feedback - Summary report. Acessado em 10/04/2018 de http://integratedreporting.org/wp-content/uploads/2017/10/Framework_feedback_Sum2017.pdf.