Resumo

Título do Artigo

TECENDO E COSTURANDO NARRATIVAS DO COOPERATIVISMO, DA SOLIDARIEDADE E DA EDUCAÇÃO
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Patricia Dias
- INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Responsável pela submissão
2 - gilberto galhardo
instituto federal - campus Porto Alegre

Reumo

Um empreendimento de Economia Solidária propõe uma organização de enfrentamento ao desemprego e à exclusão social. Os trabalhadores aprendem a exercer coletivamente a gestão das atividades onde empregam os recursos por eles adquiridos. Esse trabalho é sustentado pela cooperação, a autogestão, a dimensão econômica, a solidariedade, o controle dos meios de produção, visando o caráter emancipatório (MILES, 2016, p.14).
Este artigo apresenta a experiência solidária para a desconstrução da produção tradicional capitalista através da educação. Ao estudar uma cooperativa de algodão agroecológica, buscou-se entender como a educação pode ser configurada em uma organização de Economia Solidária. Para tanto, definiu-se o objetivo do estudo das práticas de educação para a Economia Solidária, na cooperativa Justa Trama.
Na Economia Solidária, abrem-se novas práticas e com isso a educação tem que ser remodelada. Faz-se necessário um processo contínuo de aprendizagem onde se verifica a solidariedade, as subjetividades dos sujeitos, ajuda mútua e direitos iguais e individuais. A igualdade e a democracia levam que todas as partes participem das discussões para um consenso comum. O ser humano é transformado pela educação ao desenvolver a consciência crítica e exercer o seu papel de mediação no processo de transformação do mundo, da pessoa e da sociedade. (GADOTTI, 2009, MILLES, 2016).
O método da pesquisa incluiu a coleta de dados secundários disponíveis no site e no e-book da cooperativa Justa Trama. A partir da técnica inicial de análise documental, foi possível a descrição geral da cooperativa e das práticas de Economia Solidária e Educação. E na segunda etapa, a entrevista com a Diretora-Presidente visou compreender as práticas formais e não formais de ensino, disseminação de valores, conhecimentos e saberes, além das técnicas de trabalho.
A justa Trama desenvolve com muito êxito e responsabilidade às práticas de Economia Solidária, sendo reconhecida por entidades nacionais e internacionais. A educação para o trabalho e a cooperação é realizada por ela internamente, mas necessita de apoio técnico externo quando a realização de uma tarefa mais aprofundada ou diferentes soluções de problemas são necessárias. De modo geral as tarefas mais simples e os princípios e valores são um aprendizado constante. A Justa Trama desenvolve um papel relevante para a sociedade, ao possibilitar trabalho e renda, além de respeito ao meio ambiente.
A Justa Trama é reconhecida pelo pioneirismo e continuidade das práticas de autogestão e solidariedade, estimulando novos estudos sobre o tema. O empreendimento também apresenta uma pedagogia e educação para a vida, através de uma aprendizagem prática, mas que não prioriza a técnica. Da mesma forma permeia espaços formais e informais de educação, internos e externos à cooperativa. E apesar dos espaços e práticas serem replicados em diferentes organizações, o conhecimento e a aprendizagem ainda devem ser fluídos e reforçar os propósitos da cooperação e solidariedade.
GADOTTI, Moacir. Economia Solidária Como Práxis Pedagógica. São Paulo:Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. SP: Atlas, 2007. _______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. Ed. São Paulo: Atlas,1999. GONTIJO, Felipe Marques Carabetti. Os Sentidos da Economia Solidária: reflexões sobre um curso de formação. MILES, Duilio Castro. Educação e Economia Solidária e seu Potencial Emancipatório : Limites e Desafios. Ed. CRV, Curitiba-Brasil, 2016. JUSTA TRAMA (2021a): https://justatrama.com.br/ Justa Trama (2021b) https