Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE PERCEPÇÕES SOBRE UMA DIETA VEGANA E HÁBITOS AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Veruschka Vieira Franca
- Programa de Pós-graduação em Administração Responsável pela submissão
2 - Dalila Silva Ribeiro
-
3 - Érica Wisnheski de Souza
Universidade Federal de Sergipe - Universidade Federal de Sergipe

Reumo

A adoção de um estilo de vida livre de exploração animal – o veganismo – e, consequentemente, mais sustentável (IRIS; ABRAHAM; DORON, 2018) é uma tendência recente ao redor do mundo. O termo veganismo foi criado em 1944 e, de acordo com a organização The Vegan Society (2017), designa uma filosofia e estilo de vida que buscam eliminar as formas de exploração e crueldade animal, cometidas pelos seres humanos, para a obtenção de alimentação, vestiário e outros. Considerando que a alimentação é parte fundamental da rotina humana, é de grande importância analisar hábitos sustentáveis.
Qual o nível de adesão a práticas sustentáveis os consumidores veganos possuem? O objetivo desse trabalho é entender a relação entre as percepções do consumidor sobre uma dieta vegana e hábitos pessoais relacionados à alimentação ambientalmente sustentável, e que revelam consciência acerca do impacto ambiental e social provocado pelo sistema de produção de alimentos. Portanto, pretende-se: identificar percepções do consumidor sobre uma dieta vegana e o nível de adesão do consumidor acerca de uma alimentação ambientalmente sustentável.
Diversos autores classificam as motivações para seguir uma dieta vegana em três principais grupos: motivos éticos, preocupados com o bem-estar animal; motivos de saúde, que estão buscando uma melhor qualidade de saúde física através da alimentação; e motivos relacionados ao meio ambiente, que tem a consciência dos impactos ambientais do consumo de carne e outros produtos de origem animal (RADNITZ; BEEZHOLD; DIMATTEO, 2015; IRIS; ABRAHAM; DORON, 2018). A combinação entre os motivos é comum e, ao longo do tempo, alguns podem prevalecer.
Este trabalho configura-se como uma pesquisa exploratória, descritiva e um levantamento de campo acerca de percepções sobre uma dieta vegana e a relação destes elementos com hábitos pessoais sustentáveis, no âmbito da alimentação. O desenvolvimento da pesquisa é dividido em três etapas: elaboração do questionário, aplicação do questionário e análise dos dados.
A pesquisa teve um total de 171 respondentes, residentes em 13 estados brasileiros, A percepção de que uma dieta vegana é sustentável ficou como quarta variável de maior relevância para os respondentes sendo o valor de 4,20, mais próximo de “concordo completamente” com o valor 5.Os resultados das médias obtidos acerca dos hábitos pessoais relacionados à sustentabilidade denotam que a limitação do desperdício é a atividade mais praticada pelos consumidores, seguida da limitação do consumo de carne e da preferência por produtos da estação.
Este estudo conclui que a preocupação e consciência com aspectos sustentáveis é refletida na alimentação. Pessoas que percebem uma dieta vegana como sustentável tendem a consumir mais alimentos veganos na dieta. Além disso, estas pessoas apoiam consumir mais produtos locais do que aquelas que consomem menos produtos veganos, denotando preocupação e consciência com a sustentabilidade ambiental e social e coerência com as pautas defendidas pelo movimento vegano.
IRIS, Gavish; ABRAHAM, Haim; DORON, Kliger. Examination of the relationship between dietary choice and consumer preferences for sustainable near-food products in Israel. Journal of Cleaner Production, v. 197, p. 1148-1158, 2018. RADNITZ, Cynthia; BEEZHOLD, Bonnie; DIMATTEO, Julie. Investigation of lifestyle choices of individuals following a vegan diet for health and ethical reasons. Appetite, v. 90, p. 31-36, 2015.