Resumo

Título do Artigo

CONSUMO SUSTENTÁVEL: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS ENTRE ESTUDANTES DE DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Abrir Arquivo

Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luis Carlos Zucatto
- Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas Responsável pela submissão
2 - Kelmara Mendes Vieira
Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Pós graduação em Administração Pública
3 - Fernando Vieira Cezar
Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
4 - Leander Luiz Klein
Universidade Federal de Santa Maria - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP

Reumo

As as universidades se constituem em um locus privilegiado para pesquisas acerca do comportamento de consumo. Nesta perspectiva, Silva et al. (2016) destacam que discussões sobre temas pertinentes ao consumo consciente, consumo ambientalmente amigável, consumo verde, entre outras terminologias que remetem ao consumo sustentável aumentam no âmbito das universidades. Neste sentido, podem-se citar estudos recentes como os de Lima et al. (2015), Tambosi et al. (2015), Afonso et al. (2016), Ronchi et al. (2016), Silva et al. (2016), Faria et al. (2018), Marques, Oliveira e Grohman (2019).
Quais as percepções e práticas de consumo sustentável de alunos de graduação? Para responder este questionamento, definiu-se como objetivo identificar o comportamento de consumo sustentável dos alunos de graduação de duas universidades federais brasileiras. Como contribuições, espera-se progredir nos estudos sobre o tema do consumo sustentável, dada a sua relevância principalmente na esfera social.
No que se refere ao consumo sustentável, Sharma e Jha (2017) defendem que esta expressão refere-se à forma como os indivíduos atendem suas necessidades sem agredir os recursos naturais, respeitando a vida e as próximas gerações. Neste sentido, Wu e Yang (2018) relatam que essa responsabilidade está ligada à moral do indivíduo, pois em situações em que as pessoas têm sua moral ativada, a probabilidade de se envolver com consumo sustentável aumenta. Porém, quando a responsabilidade é dividida entre mais pessoas, a responsabilidade individual tende a diminuir.
O estudo tem como público-alvo estudantes de graduação de duas universidades públicas do RS: UFSM e UNIPAMPA. Na coleta dos daos, aplicou-se questionário, obtendo-se 235 respostas de estudantes da UNIPAMPA e 481 da UFSM, sendo 471 mulheres, 242 homens e r3 respondentes que preferiram não se identificar quanto ao sexo. Na análise dos dados realizou-se a análise fatorial exploratória e análise de regressão múltipla.
Os principais resultados do estudo se caracterizam pela extração de 15 fatores, no total, sendo 10 que dizem respeito ao comportamento de consumo sustentável: Hábitos sustentáveis, Motivação para o consumo sustentável, Impacto do consumo sustentável, Atitude ambiental, Práticas sustentáveis, Ambiente social, Comportamento de compra de produtos verdes, Hábito de de compra de produtos verdes, Produtos sustentáveis e Infraestrutura. Quanto às Práticas: Hábito de compra sustentável; Escolha sustentável; Frugalidade; Usos sustentável de sacolas; e, Utilização sustentável de papel.
As emergências mais relevantes do estudo permitem inferir que o comportamento de consumo é contingengiado pelo Ambiente social. Neste sentido, um ambiente que promova práticas sustentáveis de consumo, contribui para a consolidação de hábitos sustentáveis. Outra emergência importante é a de que em determinados fatores há diferença de percepção entre respondentes mulheres e respondentes homens, como é o caso do fator Uso sustentável de sacolas, em que elas afirmam fazê-lo quase sempre ou sempre, enquanto que para eles é indiferente.
SHARMA, R.; JHA, M. Values influencing sustainable consumption behaviour: Exploring the contextual relationship. Journal of Business Research, v. 76, p. 77-88, 2017. TAMBOSI, S. S. V.; MONDINI, V. E. D.; BORGES, G. R. & HEIN, N. Proposta de redimensionamento de escalas sobre consumo sustentável, consciência ambiental e intenção de compra de produtos ecológicos, a partir da ótica de universitários brasileiros. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, Ed. Especial XVI ENGEMA. v. 8, p. 28-41, 2015.