Resumo

Título do Artigo

A FORMAÇÃO DE HUBS AÉREOS E AS IMPLICAÇÕES PARA O AEROPORTO DE FORTALEZA
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Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Henrique Jorge Javi de Sousa
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA - AERONAVEGABILIDADE CONTINUADA E SEGURANÇA DE AVIAÇÃO Responsável pela submissão
2 - Hugo Santana de Figueirêdo Junior
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC

Reumo

A contemporaneidade traz um peculiar contexto econômico onde a conectividade global – quer de forma lógica ou virtual, quer de forma física – promove, simultaneamente, a base para a concorrência econômica, o desenvolvimento regional e a integração social. Apesar da concepção conceitual, econômica e sociológica, não são muitos os estudos que associam o desenvolvimento nas cidades – a maior parte se debruça ao nível de país – provocado ou estimulado pelas conexões aeronáuticas, denotando que o planejamento urbano das cidades carecem de observar o modal modal aéreo para além do conector terra-ar.
Identificar quais as características das respectivas cidades que mais impactam na transformação dos aeroportos em centros de conexão ou hubs internacionais e descrever as iniciativas e condições que puderam gerar sustentabilidade à relação cidade-aeroporto e extrair lições que permitam orientar o crescimento do aeroporto de Fortaleza, Ceará, e, analisar as condições sob as quais o planejamento urbano influi para o fortalecimento destes aeroportos e o adequado desenvolvimento das cidades.
A conectividade aérea é a chave para desbloquear o potencial de crescimento econômico de uma dada região, envolvendo fatores como a atração de investimentos empresariais e capital humano qualificado. Outro fator relevante é o estímulo ao turismo, que se tornou uma poderosa fonte de desenvolvimento e prosperidade para muitos lugares do mundo, sobretudo com a presença dos aeroportos nestas localidades. A compreensão de como a conectividade aérea é medida, seus impactos no contexto urbano, como se relaciona com as medidas de crescimento econômico, são os determinantes do desenvolvimento.
Esta pesquisa se propõe a um estudo multicaso comparativo, não sequencial, caracterizado por uma pesquisa bibliográfica descritiva. Para a seleção dos casos e caracterização do protocolo de coleta de dados partiu-se da lista de 88 cidades globais pela GaWC em 2008 classificadas como Beta ou Gama pela GaWC em 2008, e aplicando-se recortes específicos como indice mercer de qualidade de vida e volume de passageiros anuais nos aeroportos com pelo menos 50 anos nas cidades globais do recorte.
Estas variáveis provocam uma efetiva discussão do Plano Diretor das cidades com uma visão de futuro consolidada sobre estes mutualidade aeroporto-cidade aqui descrita, o que possibilita um debruçar futuro sobre como outras cidades no mundo, que apresentam potencial para se tornarem hubs, como as cidades aqui referenciadas, estão inserindo esta perspectiva em seus planejamentos, mitigando riscos ou até otimizando investimentos presentes e futuros. Está cada vez mais patente que o planejar globalmente promove os ótimos efeitos regionalmente.
Cada uma das cidades deste estudo apresentou um fator comum que se destaca como forte responsável da otimizada relação cidade-aeroporto: o planejamento. Sem ignorar a relevância de quaisquer outros elementos contribuintes para os benefícios de desenvolvimento social e econômico nestas cidades, há uma característica peculiar evidenciada neste estudo: um planejamento urbano integrado e orientado para inserir a conectividade propiciada pela aviação como indutora do desenvolvimento de caráter sistêmico, cidade-aeroporto, se apresentou de forma decisiva para a aceleração dos resultados.
GOMES, H. H. E. Avaliação de estratégias da cadeia produtiva aeronáutica e as implicações para o Ceará. 2019. 65 p. Dissertação (Mestre em Engenharia) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. São José dos Campos. GONÇALVES, T. E.; LIMA, F. E. S.; ARAÚJO, E. F. Turismo e transporte aéreo: o hub KLM/AIRFRANCE no Aeroporto Internacional de Fortaleza. 2021. Disponível em: . Acesso em: 27 Ago. 2021. WITLOX, F.; VEREECKEN, L.; DERUDDER B. Mapping the Global Network Economy on the Basis of Air Passenger Transport Flows. 2004. GaWC.